‘Minas ao Luar’ comemora centenário do samba com show no Santa Tereza

Minas ao Luar
Reprodução/SESC MG (Foto: Daniel Costa)

A primeira edição deste ano do Minas ao Luar vai comemorar os 100 anos do tradicional ritmo brasileiro: o samba. A apresentação acontece neste sábado (25), às 20h30 no bairro Santa Tereza. Atrações especiais prometem uma noite para ficar na memória. A Velha Guarda da Portela, Monarco, Coral Peur Singers, banda Canta Brasil, Brasilino, Velha Guarda do Samba de BH e músico Leandro Fregonesi.

A primeira música gravada de samba foi “Pelo telefone” do músico Donga, fruto de uma composição coletiva. Com essa canção que a expressão samba apareceu pela primeira vez em um disco de vinil. O centenário completou-se no ano de 2016 e, agora, o Minas ao Luar presta homenagem à data.

Minas ao Luar
Divulgação/Facebook

Atrações

O Coral Puer Singers é composto por jovens cantores e foi criado em 2010. Promove, principalmente, o aprimoramento artístico, cultural e religioso dos alunos. Já participou de diversas apresentações de gala, encontros de corais e concertos natalinos.

A banda Canta Brasil possui 17 anos de história. No decorrer deste período se transformou e evoluiu, ocupando hoje posição de destaque entre os grupos que se dedicam a resgatar importantes clássicos do repertório popular brasileiro, com harmonias modernas e arranjos leves, porém ousados e criativos.

A Velha Guarda do Samba de Belo Horizonte reúne personalidades importantes da história do samba mineiro. Os músicos realizam encontros constantes além de ensaios para salvaguardar história do gênero musical ao mesmo tempo em que promove e apoia projetos pedagógicos e educacionais sobre a história e cultura afro-brasileira.

O músico Monarco está entre os compositores mais respeitados da sua geração. E, mesmo sendo um dos mais jovens integrantes da Velha Guarda da Portela é autor de músicas que foram sucessos nas vozes de Martinho da Vila (Tudo menos Amor), Paulinho da Viola (Passado de Glória) e Clara Nunes (Rancho da Primavera). Monarco da Portela é o nome artístico do carioca Hildemar Diniz.

Fundada em 1970 por Paulinho da Viola, a Velha-Guarda da Portela é um capítulo importante da história do samba. Há décadas o grupo se apresenta em shows, realizando um resgate de antigos sambas e sambistas que, de outra forma, estariam esquecidos. A formação do grupo varia, principalmente porque muitos integrantes são idosos.

Minas ao Luar

O Minas ao Luar é um projeto de valorização da música brasileira e das culturas populares tradicionais, por meio de apresentações artísticas gratuitas e de qualidade, para toda a família. Promove o diálogo e intercambio com as manifestações culturais tradicionais locais e leituras contemporâneas.

Desde a primeira edição, foram mais de 600 apresentações em mais de 200 municípios, dentro e fora de Minas Gerais, contabilizando um público superior a dois milhões de espectadores..

SERVIÇO

“Minas ao Luar 100 anos de Samba”

Data: 25/3, sábado, às 20h30

Local: Praça Duque de Caxias, popularmente conhecida como Praça de Santa Tereza (rua Mármore, Santa Tereza)

Valor? gratuito

Informações? (31) 3270-8100

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!