Risco de febre maculosa na Cidade Administrativa gera alerta do Governo de Minas

Lúcia Sebe/Imprensa MG

O risco de febre maculosa na Cidade Administrativa tem preocupado o Governo de Minas. Um comunicado foi disparado para os servidores da administração estadual alertando sobre a possibilidade, especialmente em uma área onde há concentração de capivaras – hospedeiras de carrapatos estrela, transmissores da doença.

Além do comunicado enviado no último dia 16 pela Seplag (Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão), em parceria com a Secretaria de Estado de Saúde, o governo informou que os trabalhadores de jardinagem receberão treinamento nos próximos dias – esse tipo de oficina é feito semestralmente.

Além disso, o governo afirma que o galpão de armazenamento de materiais será transferido para um local mais distante de onde vivem as capivaras e, por fim, um plano de manejo dos animais já teria sido elaborado e mesmo aprovado pelo Ibama.

O ponto que mais preocupa a administração estadual fica na área 3 da Cidade Administrativa, localizada à esquerda do túnel que dá acesso ao complexo. O local, composto por mata fechado e um brejo, é justamente onde as capivaras passam o dia.

O risco foi identificado em 2014, mas o governo garante que não foi registrado caso suspeito ou mesmo confirmado de febre maculosa contraída por humanos no entorno da sede e que as investigações não indicam cenário de alta infestação de capivaras.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!