Taxistas ocupam a Afonso Pena em ato contra Uber e Cabify

Reprodução/Vitor Pradela

Uma manifestação de taxistas deixou o trânsito complicado nesta segunda-feira (27) no Centro da capital mineira. Segundo informou a BHTrans, por volta das 13h, apenas duas faixas da avenida Afonso Pena, em ambos sentidos, estavam liberadas para o fluxo de veículos.

Ainda conforme a empresa, o ato dos taxistas ainda causou impactos outras vias da região. Às 12h49, o fluxo estava retido nos dois sentidos da avenida Raja Gabáglia, na altura do bairro Santo Agostinho, na Zona Sul. Nessa mesma região, a avenida do Contorno também registrou pontos de retenção.

Carreata

Por volta das 9h desta segunda, dezenas de taxistas se concentraram nos arredores do estádio Mineirão, na Pampulha. Em carreata, os manifestantes começaram o deslocamento pela avenida Antônio Carlos, às 10h30, segundo registrou a BHTrans.

Conforme divulgado no Facebook pelo grupo “Táxi Legal BH”, os motoristas se mobilizaram para cobrar do TJMG (Tribunal de Justiça de Minas Gerais) a aplicação da lei municipal que regulamenta o funcionamento de aplicativos de trânsito na capital.

“O transporte de táxi está acabando devido a prevaricação do poder público!”, diz a descrição do evento na rede social.

Conforme a Lei Municipal 10.900, que entrou em vigor em 2016, somente motoristas cadastrados pela BHTrans poderiam trabalhar por meio de aplicativos, como o Uber e Cabify. Entretanto, desde então, esses profissionais autônomos permanecem trabalhando amparados por uma liminar que os permite circular utilizando as plataformas.

 

 

 

 

 

 

 

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!