Após assédios e assaltos a estudantes, DCE da PUC oferece aulas gratuitas de defesa pessoal

Google/Street View

Como noticiado na última semana, uma onda de assédios foi registrada nos arredores da PUC Minas, Coração Eucarístico. Além disso, estudantes foram vítimas de assaltos e violência. Com isso, o Diretório Central dos Estudantes da PUC (DCE-PUC), decidiu ofecer aulas gratuitas de defesa pessoal. Foram feitas mais de 200 inscrições uma hora após a abertura das inscrições.

As aulas são somente para alunas da PUC Minas. “Gostaríamos de abrir inscrições para toda a comunidade, mas por conta da alta demanda, só temos condições de oferecer para as mulheres alunas da PUC”, comenta ao Bhaz Melanie Roma Leite, coordenadora das mulheres do DCE.

A ideia já havia sido discutida na Semana das Mulheres, promovida pelo diretório para celebrar o Dia das Mulheres. “Já estávamos querendo começar com essas aulas de forma regular. Na Semana das Mulheres, fizemos uma oficina de defesa pessoal. Com tudo o que tem ocorrido, decidimos oferecer o curso de forma contínua”, completa Melanie.

Quem quiser participar das aulas, basta ser aluna da PUC e preencher o formulário na página do DCE. As inscrições vão até sexta-feira (31) e a divulgação dos dias e horários das aulas será feito logo após o levantamento dos interessados, na semana que vem.

A defesa pessoal é algo visto como um complemento pela Polícia Militar, a técnica não substitui medidas preventivas. É importante não se colocar em risco, se perceber qualquer pessoa suspeita, acionar a polícia imediatamente. Evitar locais mal iluminados, com poucas pessoas. Não mexer no celular enquanto anda na rua.

De acordo com o major Flávio Santiago, porta-voz da PM, o cidadão pode sim investir em sua proteção. Mas o policial lembra que toda a ação pode gerar uma reação mais violenta. “A mulher que faz esse curso, não pode acreditar que com uma aula de defesa pessoal, ela se tornará totalmente imune. O embate com o suspeito deve ser o último recurso”, comenta.

O registro da ocorrência é essencial. “Fazer o boletim de ocorrência é muito importante, pois com ele a polícia pode tomar medidas mais imediatas e ações assertivas em relação ao caso”, completa o major Santiago.

A Polícia Militar anunciou na última sexta-feira (24) que faria policiamento “permanente” na avenida 31 de Março, onde ficam portarias da universidade. A via foi palco de três assaltos em apenas uma noite, na última quinta-feira. Os militares também afirmaram que o policiamento na região foi reforçado nesta semana.

Sobre os casos de assédio, a PUC Minas se comunicou por meio de nota. “A PUC Minas mantém estreito relacionamento com a Polícia Militar e Associação de Moradores do Coração Eucarístico (Amocoreu) para buscar permanentemente ações conjuntas no sentido de melhorar as condições de segurança nas imediações da Instituição.”

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!