Após onda de assédios, alunas da PUC receberão apitos para se proteger

Reprodução/Ali Express + Google Street View

A onda de assédios e assaltos ainda preocupa estudantes da PUC Minas, no bairro Coração Eucarístico, e a Polícia Militar. Após os militares anunciarem reforço no policiamento e os próprios estudantes se organizarem para fazer aulas gratuitas de defesa pessoal, mais uma ação foi anunciada. Os Centros Acadêmicos (CAs) e os Diretórios Acadêmicos (DAs) distribuirão apitos para todas as estudantes da universidade.

A ideia é entregar um apito para cada aluna do campus. Dessa forma, as estudantes usarão o objeto em caso de perigo ou algo suspeito. “A ideia surgiu após todos esses problemas que estamos vivendo nos últimos dias. É uma forma de pelo menos amenizar um pouco a situação. A Polícia Militar está sabendo dos apitos e ficará alerta em relação a isso”, comenta ao Bhaz Melanie Roma Leite, coordenadora das mulheres do DCE.

É importante lembrar que o apito deve ser usado de forma consciente. “O apito é um ótimo instrumento para alertar sobre o real perigo, então só deve ser usado em caso real de necessidade”, completa Melanie.

Divulgação/DCE-PUC Minas

A Polícia Militar anunciou na última sexta-feira (24) que faria policiamento “permanente” na avenida 31 de Março, onde ficam portarias da universidade. Os militares também afirmaram que o policiamento na região foi reforçado. Sobre o apito, a PM diz que a vítima pode sim usá-lo, mas jamais confrontar o suspeito.

O major Flávio Santiago, porta-voz da PM, lembra que toda a ação pode gerar uma reação mais violenta e que o registro da ocorrência deve ser feito. “Fazer o boletim de ocorrência é muito importante, pois com ele a polícia pode tomar medidas mais imediatas e ações assertivas em relação ao caso”, comenta o policial.

Representantes da PUC Minas se reuniram com a Polícia Militar para discutir ações de segurança no campus. Por nota, a PUC informou que “mantém estreito relacionamento com a PM e Associação de Moradores do Coração Eucarístico (Amocoreu) para buscar permanentemente ações conjuntas no sentido de melhorar as condições de segurança nas imediações da instituição”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!