Aplicativo mostra vagas preferenciais de estacionamento em BH

Divulgação/VP

Pessoas idosas ou com algum tipo de deficiência têm direito por lei a uma cota de espaço em estacionamentos. De acordo com a BHTrans, são aproximadamente 1.200 vagas preferenciais (deficientes e idosos) nas vias públicas da capital mineira. Além disso, também existem as áreas reservadas em estabelecimentos comerciais. Mas como localizar uma dessas vagas?

O aplicativo VP: Vaga Preferencial,lançado oficialmente na quarta-feira (29), mostra todas esses espaços reservados para pessoas com deficiência e idosos existentes na capital mineira. Já é possível baixar a plataforma em celulares com os sistemas Android e IOS.

O projeto é do programador Samuel Bergman que, a partir de uma experiência pessoal, identificou essa necessidade no mercado.

“Meu pai é deficiente físico, e sempre que saíamos era um problema. Era uma situação bem incerta, não sabíamos se ao chegarmos ao nosso destino, acharíamos vaga ou não. Conversei com outras pessoas com necessidades especiais e vi que passam pelo mesmo”, comenta o programador.

A interatividade do aplicativo também é um diferencial. “Você pode mandar a localização de uma vaga não cadastrada, que iremos avaliar e adicioná-la ao aplicativo”, completa Samuel.

O VP: Vaga Preferencial é bem simples de usar. Após baixá-lo, você verá um mapa interativo com todas as vagas existentes. Ao escolher um desses espaços, o app mostra a opção para abrir o seu aplicativo de navegação preferido com o trajeto a partir do seu local atual.

A BHTrans por meio de nota, afirma que a “expansão do sistema de vagas reservadas é contínua e mediante solicitação formal encaminhada ao órgão. Feita a solicitação, a empresa avalia a pertinência técnica de sua implantação no local indicado, levando em conta fatores tais como avaliação da demanda por estacionamento no local e condições da via. Em não havendo restrições de ordem técnica, a vaga é implantada”.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!