Taxistas fazem carreata em BH em apoio a projeto que neutraliza Uber, Cabify e outros apps

Yuran Khan/Bhaz

Uma carreata de taxistas circulou pelas principais vias de Belo Horizonte nesta terça-feira (4) e provocou lentidão no trânsito. O ato ocorreu em apoio a projeto de lei que limita a atuação de aplicativos de transporte no país, como o Uber, Cabify e 99.

A expectativa dos manifestantes era de que a medida fosse votada ainda hoje na Câmara dos Deputados, em Brasília. Ocorre que, até o início da noite, os parlamentares ainda não haviam apreciado a proposta.

Por volta das 15h30, um grupo de taxistas ocupava duas faixas da avenida Cristiano Machado, na altura do bairro Silveira, na região Nordeste da capital, sentido Centro. Naquele momento, a BHTrans informava que a manifestação causava lentidão no trânsito.

Às 16h, a carreata já havia alcançado a região Central. Pelo menos uma faixa da avenida Afonso Pena foi ocupada pelos taxistas, que circulavam em baixa velocidade em fila indiana.

Da região Central, os motoristas partiram novamente em direção à avenida Cristiano Machado. Por volta das 17h30, a BHTrans comunicava que os manifestantes acessavam a MG-010, sentido à Cidade Administrativa, onde estava previsto o encerramento do trajeto.

Projeto de lei

Até às 18h20, o plenário da Câmara dos Deputados ainda não havia votado o Projeto de Lei PL 5.587/16, que limita a atuação de aplicativos de transporte nos moldes atuais. Parlamentares, entretanto, discutiam o tema da proposta. A expectativa é que a reunião que deve votar o projeto se estenda pela noite de hoje.

Caso aprovado em dois turnos no Congresso Nacional e sancionado pelo presidente Michel Temer (PMDB), veículos de transporte individuais utilizados na prestação de serviços por meio de plataformas como o Uber, Cabify, Easy e 99 passarão a ser equipados com taxímetro e caixa luminosa externa com a palavra “táxi”

Em Brasília, representantes da Uber fizeram um ato de repúdio contra a proposta no gramado da Esplanada dos Ministérios. Segundo informou a assessoria de comunicação da plataforma, cerca de 3 mil cavaletes foram montados em referência aos usuários do Uber que apoiam a liberação do aplicativo.

Reprodução/Imagem Corporativa
Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!