Após espancamento de casal gay, homens na Holanda andam de mãos dadas pelas ruas

Reprodução/Twitter

Homens na Holanda começaram a andar de mãos dadas em solidariedade a um casal gay que foi espancado. Dois homens foram agredidos na cidade de Arnhem, no interior do país, apenas por estarem andando de mãos dadas em público.

O ataque ocorreu no município de Arnhem, leste holandês, na manhã do último domingo (2). Jasper Vernes-Sewratan e Ronnie Sewratan-Vernes foram espancados por jovens armados com materiais cortantes. Dois dos suspeitos estão presos e outros quatro foram levados à delegacia.

A história foi publicada por Jasper Vernes-Sewratan no Facebook. Foi compartilhada mais de 7,5 mil vezes, e recebeu cerca de 21 mil curtidas e milhares de comentários em solidariedade.

A hashtag #allemannenhandinhand (todos os homens de mãos dadas) foi lançada no Twitter e milhares de pessoas aderiram à causa. Homens de toda a Holanda postaram fotos de mãos dadas. A campanha é pelo fim da homofobia e de quaisquer tipos de violência desse cunho.

Policiais, empresários, trabalhadores e até o vice-primeiro ministro, Lodewijk Asscher, entraram na campanha.

Trabalhadores da embaixada Holandesa em Londres também se juntaram à causa.

Outra manifestação foi do time de futebol da cidade de Arnhem, onde ocorreu a agressão. No Instagram, a legenda “O NEC vira as costas à violência anti-gay”.

N.E.C. keert geweld tegen homo’s de rug toe. #allemannenhandinhand #handinhand #morethanfootball @npo3fm

Uma publicação compartilhada por N.E.C. Nijmegen (@necnijmegen) em

Líderes religiosos também se manifestaram e deram as mãos.

Policiais de Amstersdã apoiaram o ato.

Médicos holandeses também participaram do movimento.

Ook wij lopen #handinhand tegen homogeweld. #allemannenhandinhand @npo_3fm_

Uma publicação compartilhada por AMC Amsterdam (@amc.nl) em

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!