Após calote, formandos organizam novo baile de formatura por meio de doações

Reprodução/EBC + Arquivo Pessoal

Os formandos de Pedagogia da Faculdade Pedro II viram o sonho do baile de formatura quase virar um pesadelo na última semana. Isso porque três dias antes da festa, a empresa responsável anunciou que não teria condições de realizá-la. No entanto, graças à mobilização popular, eles têm recebido ajuda e já viabilizam a festa em uma nova data.

O baile estava marcado para o último sábado (15), mas a empresa responsável pela festa, Saff’s Cerimonial e Eventos, anunciou o calote na quarta (12). O caso veio à tona em diversos veículos midiáticos e, desde então, muitas empresas e pessoas se mobilizaram para fazer com que o evento acontecesse.

“Graças à solidariedade, pessoas se mobilizaram e entraram em contato com a gente para oferecer serviços. Uma empresa procurou para oferecer o espaço e também chamou outros empresários parceiros”, contou ao Bhaz o formando Aenderson Vieira, de 37 anos.

A turma está dando passos largos para fazer a festa acontecer. Eles já contam com espaço, mobiliário, cerimonial de organização, bufê de doces e de crepes, banda e cerveja. Agora, para finalizar, precisam com urgência de um bufê de bebidas não-alcoólicas e de salgados.

“Nós já fomos lesados, já fomos roubados, não temos mais nenhum recurso. Algumas empresas oferecem preço de custo pra gente, mas até esse valor fica caro. Estamos contando com a colaboração das pessoas mesmo, de abraçar a causa, em benefício do próximo. Qualquer ajuda é bem vinda”, desabafa o formando.

A festa está marcada com os novos fornecedores já para a próxima quinta-feira (20), na véspera do feriado. “Estávamos com a sensação de que tudo que tinha caído e isso trouxe um novo fôlego. De que vamos realizar nosso sonho”, completa.

Para qualquer contribuição, entre em contato com o Aenderson pelo número (31) 999172979.

O Caso

Os formandos foram pegos de surpresa na última quarta-feira. Três dias antes do baile de formatura, a responsável Saff’s Cerimonial e Eventos – contratada pela turma no final de 2014 – anunciou, por meio de mensagem no Whatsapp, o calote.

De acordo com o contrato, a empresa estava responsável pela realização do culto, da colação de grau e do baile. As demais festividades ocorreram duas semanas antes do ocorrido, nos dias 31 e 1º respectivamente.

Estudantes fizeram postagens de denúncia contra a dona do cerimonial (Reprodução/Facebook)

“Foi um choque muito grande pra gente. Estávamos com uma grande expectativa, achando que esse sonho fosse se realizar”, desabafa Aenderson.

O valor total da formatura foi quitado pelos 18 formandos em fevereiro, mas a empresa somente avisou a comissão a respeito da impossibilidade de realização da festa três dias antes do evento. Os formandos acreditam que essa demora foi uma estratégia de má-fé.

“Ela esperou passar mais alguns dias pra cancelar o baile, esperou ficar mais em cima. Acredito que ela fez isso para que a gente tivesse menos tempo de recorrer a meios contra ela, como uma liminar ou alguma coisa que a obrigasse a fazer a festa”, explicou o formando.

Arquivo Pessoal

A festa para 320 convidados seria realizada no último sábado (15). O grupo ainda não procurou a Justiça porque estão focados em realizar o novo baile, mas garantem que vão acionar as autoridades contra a Saff’s.

Em 2015, a Saff’s foi denunciada por um grupo de formandos do Colégio Tiradentes, que alegaram que a empresa não cumpriu uma série de requisitos previstos em contrato para a festa de formatura. Em 2016, a responsável pelo cerimonial também foi denunciada pelo mesmo motivo, dessa vez por um grupo de alunos da Escola Estadual Francisco Menezes Filho.

A equipe de reportagem do Bhaz tentou conversar com a responsável pela Saff’s Cerimonial e Eventos, Stephanie de Abreu Argemiro Saff, mas não obteve sucesso até esta publicação.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!