Home Notícias BH Friozinho chega a BH! Temperaturas cairão durante a semana e podem atingir 14°C

Friozinho chega a BH! Temperaturas cairão durante a semana e podem atingir 14°C

O friozinho passará a fazer parte da rotina do belo-horizontino nos próximos dias. Segundo o Centro de Climatologia PUC Minas, as temperaturas começam a cair gradativamente a partir desta terça-feira (18), quando está previsto a mínima de 17°C.

Além disso, as precipitações tendem a perder intensidade e frequência até o fim do mês. Para hoje, porém, ainda há previsão de chuvas isoladas na capital mineira a partir do final da tarde.

Essas condições, segundo esclarece o meteorologista Heriberto dos Anjos, decorrem das características próprias da estação em vigor — o outono — além do reflexo das circunstâncias climáticas em outras regiões do país.

“Temos uma massa de ar frio atuando no Sul e parte do Sudeste do país, que vai avançando para o Sul de Minas Gerais nas próximas horas e refletindo também na nossa região”, explica Anjos. “Então, a partir de hoje, a tendência é que a temperatura comece a cair: amanhã devemos registrar mínima de 16°C a 15°C e, na sexta-feira, 14°C”.

Não se molhe!

Ainda conforme Heriberto dos Anjos, especialista do Centro de Climatologia PUC Minas, o dia pode terminar em chuva em alguns pontos da capital. Ainda assim, a umidade relativa do ar deve girar em torno dos 40% — índice considerado inadequado conforme parâmetros da OMS (Organização Mundial de Saúde).

“Há um sistema de baixa pressão que está atuando no litoral do Sudeste do país, e que pode ocasionar chuvas isoladas em baixa intensidade na capital ainda hoje”, afirma.

“Amanhã também podem ocorrer chuvas em intensidade ainda mais baixa. Mas, a partir de quinta-feira, o tempo já fica firme com o céu parcialmente nublado e com sol. Sem previsão de chuvas”.

Comentários

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal Bhaz.

Carregar mais em BH