Estudante da UFMG foi assassinado por dois jovens e um adolescente após reagir ao assalto, esclarece polícia

Divulgação/Polícia Civil + Arquivo Pessoal

Três jovens com extenso histórico envolvendo crimes de roubo e furto, sobretudo de celulares, foram detidos pela Polícia Civil em virtude do latrocínio do estudante de Medicina Veterinária Gabriel Araújo de Oliveira, de 21 anos. O universitário foi morto na noite do dia 6 de fevereiro deste ano, durante um assalto, ocorrido no bairro São Gabriel, na capital.

A vítima foi atingida por um disparo de arma de fogo no tórax, lesionando os pulmões e o coração. Gabriel ainda foi socorrido por uma guarnição da Polícia Militar, mas não resistiu aos ferimentos e morreu no hospital.

Roberth Martins da Silva, de 20 anos, e Marcos Flávio de Oliveira Souza, de 18, foram detidos em cumprimento de mandado de prisão temporária (posteriormente convertida para preventiva), e o adolescente, de 17 anos, também foi apreendido pelo crime.

“No dia dos fatos, por volta das 20h30, a vítima havia saído de uma quadra de futebol, ocasião em que caminhava pela rua mexendo em um aparelho celular. Nesse momento, os indiciados, em duas motos, abordaram a vítima anunciando o assalto. Gabriel, de acordo com testemunha, teria resistido em entregar o aparelho celular”, conta o delegado que coordena as investigações, Emerson Morais.

Durante apuração do crime, Roberth e o adolescente apresentaram álibis à polícia que não foram confirmados. Já Marcos, alegou não lembrar onde estava no momento do assassinato.

“Os indiciados atribuem a autoria do crime ao adolescente, enquanto que o menor atribui a autoria do crime aos indiciados, entretanto, testemunhas ouvidas no curso das investigações apontaram a autoria do crime aos três envolvidos”, concluiu Morais.

Em razão do assassinato do estudante, Roberth e Marcos foram indiciados por latrocínio e corrupção de menor. Já o adolescente irá responder por ato infracional análogo ao crime de latrocínio.

Perfil dos suspeitos

Cerca de duas horas antes da apreensão, no dia 8 de março, o adolescente envolvido na morte de Gabriel teria participado de outro crime: o assalto a uma carga de carne suína, ocorrido no Anel Rodoviário. A carga, avaliada em aproximadamente R$ 10 mil, foi encontrada em posse do rapaz. Com o adolescente, a polícia apreendeu também um carro roubado.

Ainda durante investigação policial, apurou-se que Roberth teria participado de um assalto ocorrido em um ponto de ônibus, em 2015. Junto com Marcos, adolescente à época dos fatos, Roberth chegou ao local do crime, em um carro roubado, e anunciou o assalto às pessoas que estavam no ponto de ônibus.

Em 2016, Roberth foi condenado a nove anos e quatro meses de prisão pelo crime, ficando pouco mais de um ano detido. No fim do ano passado, contemplado pelo indulto de Natal, o suspeito foi liberado e não mais retornou ao sistema prisional.

Já o suspeito Marcos, no momento da prisão, foi surpreendido em posse de duas câmeras fotográficas procedentes de um assalto ocorrido em uma residência, no bairro Celso Machado.

Da Polícia Civil

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!