Oficinas gratuitas de dança para os idosos são opção para a melhor idade em BH

idosos
Divulgação/Fundação Municipal de Cultura (foto: Camila Mageste)

Bem-estar, diversão e cuidado com a saúde para a melhor idade. Centros culturais de BH estão oferecendo oficinas especiais de dança para os idosos. Tanto senhores quantos senhoras poderão movimentar o corpo e relaxar a mente. A oficina acontece semanalmente no Centro Cultural Padre Eustáquio, às terças e quintas, às 19h. E no Centro Cultural Pampulha, às sextas, às 18h. As aulas são gratuitas e abertas para todo público.

Oficina

Os movimentos respeitam as possíveis limitações dos participantes para que possam acompanhar toda a aula facilmente, independentemente de sua condição física. O coreógrafo Renato Ventura, criador do projeto e das aulas, explica que não há músicas específicas nem coreografias. Por não exigir um determinado padrão de movimento, os idosos podem tentar reproduzir os movimentos sem a pressão de fazer exatamente como o professor.

“É preciso transmitir muito carinho e respeito aos idosos durante a aula, buscar movimentos que possam contribuir para a melhora do bem-estar e para o divertimento. Não há restrições físicas que comprometam a participação, basta querer. Tenho participantes portadores de necessidades especiais em geral, participantes com quase cem anos de idade, enfim, todos conseguem acompanhar uma aula”, explica Renato.

Ventura ainda destaca os benefícios. “Além de melhoras respiratórias, por ser uma atividade aeróbica, há o desenvolvimento das habilidades motoras em geral, melhora da mobilidade, do equilíbrio, coordenação motora, lateralidade, flexibilidade, consciência corporal e outros, de acordo com a frequência nas aulas”, ressalta. Outro fator de destaque é a convivência entre os participantes, que trocam experiências, formam amizades e, juntos, passam por momentos de muita alegria.

idosos
Divulgação/Fundação Municipal de Cultura (foto: Camila Mageste)

SERVIÇO

Onde? Centro Cultural Padre Eustáquio (Rua Jacutinga, 821, Padre Eustáquio) e Centro Cultural Pampulha (Rua Expedicionário Paulo de Souza, 185, Urca)

Quando? terças e quintas, às 19h (Centro Cultural Padre Eustáquio); sextas, às 18h (Centro Cultural Pampulha)

Valor? gratuito

Aberto para o público em geral    

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!