Anastasia e Pimentel lideram cenários para Governo de Minas 2018; Kalil e Dinis Pinheiro são surpresas

Marcos Oliveira/Agência Senado + Guilherme Bergamini/ALMG

O senador Antonio Anastasia (PSDB) e o governador mineiro Fernando Pimentel (PT) lideram seis de sete cenários simulados em eventual disputa pelo Governo de Minas em 2018. Apesar de repetir que não deixará o Senado para disputar a gestão estadual, o tucano vence, inclusive, um hipotético duelo com o petista. O prefeito de BH, Alexandre Kalil (PHS) – que chega a bater Pimentel -, e o ex-deputado estadual Dinis Pinheiro (PP) aparecem com destaque.

O levantamento com intenção de votos de 600 eleitores de Belo Horizonte e região metropolitana foi realizado, entre os dias 15 e 18 de março deste ano, pelo instituto de pesquisa Multidados (confira a íntegra da pesquisa).

Na pesquisa, a diferença entre os principais hipotéticos candidatos – Anastasia e Pimentel – varia entre 10 e 20 pontos percentuais em três cenários diferentes. Na simulação em que apresenta a maior diferença, o tucano aparece com 44% das menções, enquanto o atual governador do Estado conta com 24%.

Divulgação/Multidados

Na terceira posição, entre eventuais candidatos que obtiveram maior número de menções, aparece o ex-presidente da ALMG (Assembleia Legislativa de Minas Gerais) Dinis Pinheiro (PP). O político varia entre 17% e 23% das intenções de voto nas quatro simulações em que aparece — à frente do ex-prefeito de BH, Marcio Lacerda (PSB) e do hipotético candidato do PMDB Josué Alencar.

Divulgação/Multidados

O ex-prefeito de Belo Horizonte Marcio Lacerda (PSB), por sua vez, aparece em sete cenários eleitorais, com intenção de votos que varia entre 10% e 19%.

Divulgação/Multidados

Vittorio Medioli (PHS), prefeito de Betim, na região metropolitana de Belo Horizonte, aparece em três quadros eleitorais: no primeiro, recebeu 8% das intenções; nos demais, 12% e 13%, respectivamente.

Divulgação/Multidados

Direto para o governo?

Outra surpresa revelada pela pesquisa é o prefeito de Belo Horizonte. Alexandre Kalil (PHS) venceria o atual governador Fernando Pimentel em um dos cenários. Nessa simulação, com 26% das intenções, Kalil desbanca os demais: Pimentel (22%), Dinis Pinheiro (16%), Marcio Lacerda (10%) e Rodrigo Pacheco (8%). No segundo quadro, Kalil aparece com 18% das menções.

Divulgação/Multidados

Já o empresário Josué Alencar (PMDB), candidato ao Senado Federal em 2014, também foi mencionado em duas simulações, com 13% e 7% das intenções.

O deputado federal Rodrigo Pacheco (PMDB-MG) é outro candidato hipotético confrontado em duas simulações. Ele angariou 9% das intenções na primeira e, na segunda, 8%.

Divulgação/Multidados

Lula 2018?

Pelo menos foi o que apurou o instituto de pesquisa Multidados no cenário presidencial, no qual o petista aparece com 25% das menções. Atrás dele, aparece o deputado federal Jair Bolsonaro (PSC-RJ), com 14% das intenções. A terceira posição fica com Marina Silva (13%).

Também foram mencionados, na simulação para eleição para presidente da República, o prefeito de São Paulo, João Doria (PSDB), com 10%; o presidente Michel Temer (PMDB), com 8% das menções; Ciro Gomes (PDT), com 6%; o senador Ronaldo Caiado (DEM-GO), com 5%; e Luciana Genro (PSOL), com 2%.

Brancos e nulos e indecisos somam 17% dos entrevistados.

Metodologia

A pesquisa divulgada pela Multidados tem margem de erro de 4,5% — para mais ou para menos. Durante dois dias foram entrevistadas 600 pessoas dos seguintes municípios mineiros: Belo Horizonte, Contagem, Betim, Nova Lima, Ibirité, Confins, Ribeirão das Neves, Santa Luzia, Sabará, Vespasiano, Lagoa Santa e Sarzedo.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!