Bares temáticos em BH: Conheça lugares diferentões para curtir na capital

bar santuário retrô
Bares temáticos em BH vão desde temas retrôs até regionais do Brasil (Arquivo Pessoal/Edu Mendes)

Atualização às 17:22 do dia 26/09/2022 : Esta matéria foi atualizada com novas informações em setembro de 2022.

Já imaginou um bar no clima dos históricos vickings? Ou então curtir um pedacinho da Bahia sem precisar sair de Minas Gerais? BH, conhecida como a capital dos botecos, vai além do tradicional e possui locais inusitados que seguem temas. O Guia BHAZ fez uma lista com os melhores bares temáticos em BH para você conhecer.

Os bares temáticos são espaços que vendem bebidas e que seguem um tema, que pode influenciar na decoração, no cardápio e até mesmo no atendimento. Em geral, o público procura esse tipo de bar para ter uma experiência diferente na hora de se reunir para beber com amigos, familiares a parceiros.

Os principais temas de bares temáticos são: cultura de determinada região ou país; entretenimento, como futebol, universo geek ou séries de televisão; e grupos com culturas próprias, como vickings. Os bares temáticos em BH tanto seguem os temas principais quanto se jogam em ideias diferentes, confira:

Baiana do Acarajé

Um pedaço da Bahia no coração da Savassi. O bar Baiana do Acarajé é um dos bares temáticos em BH especializado em comida baiana. O menu da casa apresenta diversos pratos e petiscos típicos, utilizando ingredientes originais da Bahia. Um dos mais procurados e famosos pratos do local é o acarajé.

Outro diferencial desse bar são as garçonetes que servem os clientes vestidas com roupas típicas da Bahia. O Baiana do Acarajé também oferece drinques feitos à base de frutas do nordeste, como cajá, umbu e graviola.

Endereços: Rua Antônio de Albuquerque, 440, Savassi | Rua Antonio de Albuquerque, 395, Savassi
Funcionamento: segunda-feira, de 17h às 23h; terça e quarta-feira, de 12h às 23h40; quinta-feira a sábado, de 12h às 00h; domingo, de 12h às 19h30
Mais informações: @baianadoacarajebh

Garçonetes servem clientes com roupa típica da Bahia no Baiana do Acarajé (Divulgação/Ana Meire Gomes Melo)

Fundos da Floresta

Uma viagem ao universo dos contos de fadas e gnomos em um ambiente místico é no Fundos da Floresta. Duendes, cogumelos, fadas e um painel de grafite estão na decoração do bar. Para acompanhar o clima de mistério e magia, toda sexta-feira de lua cheia, uma “bruxa” visita o bar para purificar o ambiente.

O cardápio também segue a temática da floresta encantada no cardápio, com petiscos conhecidos como “porções mágicas” e alguns pratos com nomes temáticos, como “Doce Veneno”, “Feitiço da Lua” e “Pergaminhos do Mago”.

Endereço: Rua Paraisópolis, 855, Santa Tereza
Funcionamento: sextas-feiras e sábados, a partir das 19h
Mais informações: @fundosdafloresta

Bar temático Fundos da Floresta (Arquivo/Fundos da Floresta)

Taberna Santê

Na lista de bares temáticos em BH também está o bar Taberna Santê, que segue o tema medieval. A decoração lembra os castelos do período, além de contar com elementos característicos, como espadas, bandeiras com brasões e dragões.

O cardápio conta com sanduíches, sobremesas e porções, que vão desde salsichões grelhados, bolinhos de bacalhau, de feijoada e de queijo e coxinha de linguiça. O bar oferece diversos tipos de cervejas, incluindo artesanais e chopes, além de drinques e doses. O ambiente possui música ao vivo com programação semanal.

Endereço: R. Salinas, 2113, Santa Tereza
Funcionamento: terças-feiras a sábado, a partir das 18h
Mais informações: @tabernasante

Bar Taberna Santê (Google)

Santuário Retrô

Quem está procurando um ambiente vintage dentre os bares temáticos em BH pode gostar do Santário Retrô. O principal símbolo do bar é a kombi, veículo que se popularizou no Brasil na década de 1960. O espaço possui mesas e cadeiras que relembram as lanchonetes da mesma época, discos e objetos colecionáveis.

O local possui shows de rock e MPB ao vivo com a presença de diversos artistas semanalmente. O cardápio é impresso em um disco de vinil, e oferece opções de petiscos, refeições, sobremesas e bebidas que variam entre cervejas e destilados.

Endereço: Praça Capela Nova, 122 Minas Brasil
Funcionamento: quartas-feiras, de 17h às 00h; quintas e sextas-feiras, de 17h às 00h; sábados, de 11h às 00h; domingos, de 11h às 19h
Mais informações: @santuarioretro

Bar Santuário Retrô (Arquivo Pessoal/Edu Mendes)

Funtasy Bar e Jogos

O Funtasy Bar e Jogos é focado em jogos de tabuleiro, com um espaço totalmente estruturado para que os clientes possam jogar enquanto bebem e comem. O cardápio alimentício possui sanduíches, milkshakes e drinques que seguem os temas dos jogos. como Super Mario, Gloome e Vudu.

Já o “cardápio de jogos” possui uma grande variedade que atende a todos os gostos e idades. O bar temático também tem uma loja física e virtual de jogos de tabuleiro e acessórios. Quem quiser jogar em casa também pode alugar os jogos a partir de R$ 5 a diária.

Endereço: R. Tomé de Souza, 1145, Savassi
Funcionamento: segunda a quinta-feira, de 17h às 00h; sexta-feira, de 17h às 1h; sábado, de 15h às 1h; domingo, de 15h às 22h
Mais informações: @funtasybarejogos

Espaço para jogos de tabuleiro no Funtasy Bar e Jogos (Divulgação/Funtasy Bar e Jogos)

The House Food & Fun

O The House Food & Fun possui não só um tema, mas vários espalhados pelos cantos do estabelecimento. Lá, é possível navegar por inúmeros universos, com um balcão vintage de drinques, o sofá da série Friends (1994), o trono de Game of Thrones e o túnel de Alice no País das Maravilhas.

Os drinques são divertidos e alguns também seguem temáticas específicas, como a série Breaking Bad (2008) e a animação Viva, a Vida é uma Festa (2017). Outras bebidas possuem nomes que remetem a personagens ou lugares, como os drinques New Orleans, Penélope, Wicked, Cuca e Laranja Mecânica.

Endereço: Av. do Contorno, 5727, Savassi
Funcionamento: segunda à quinta-feira, de 18h às 23h; sexta-feira, de 18h às 00h30; sábado, de 13h às 23h30; domingo, de 13h às 16h e de 18h às 22h
Mais informações: @thehouseoficial

The House Food & Fun possui um sofá temático da série Friends (Reprodução/@thehouseoficial/Instagram)
Andreza Miranda[email protected]

Graduada em Jornalismo pela UFMG (Universidade Federal de Minas Gerais) e repórter do BHAZ desde 2020. Participou de duas reportagens premiadas pela CDL/BH (2021 e 2022); de reportagem do projeto MonitorA, vencedor do Prêmio Cláudio Weber Abramo (2021); e de duas reportagens premiadas pelo Sebrae Minas (2021 e 2023).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!