Saúde, educação e transporte: Greve geral suspenderá serviços em BH na próxima sexta-feira

Foto ilustrativa – Manifestação ocorrida no dia 28/03/2017 (Yuran Khan/Bhaz)

A próxima sexta-feira (28) vai ser marcada por intensas manifestações em Belo Horizonte. Isso porque acontecerá uma greve geral dos trabalhadores como manifestação contra diversas medidas propostas pelo Governo Federal, sobretudo a Reforma da Previdência.

Além da paralisação dos ônibus, outros serviços também serão completamente interrompidos na sexta. Confira:

Metrô

O Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas Gerais (Sindimetro-MG), em assembleia realizada na tarde desta terça-feira (25), confirmou a paralisação do metrô durante toda a sexta-feira (28).

Nem mesmo o mínimo determinado por lei será respeitado. “Vamos parar sim, seguiremos todos juntos na luta pelos nossos direitos”, comenta a assessora de comunicação do Sindimetro-MG, Sumara Ribeiro.

Hospitais

O Sindicato Único dos Trabalhadores da Saúde de Minas Gerais (Sind-Saúde) informou que os hospitais vinculados à Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), como o João XXIII, Júlia Kubitschek e a Maternidade Odete Valadares, terão apenas 30% de seu funcionamento (escala mínima).

Já o Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) informou que todos os centros de saúde de BH estarão fechados no próximo dia 28. Nesta quarta (26), uma reunião definirá a situação do Hospital Odilon Behrens e das Unidades de Pronto Atendimento (UPA) da capital. Ao que tudo indica, estes funcionarão em escala mínima.

Escolas

O Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) e o Sindicato dos Trabalhadores em Educação da Rede Pública Municipal de Belo Horizonte (Sind-Rede BH) orientaram a paralisação de todos os servidores em educação da capital – tanto os da rede municipal quanto os da rede estadual.

O Sindicato dos Professores de Minas Gerais (Sinpro), que representa os trabalhadores da rede particular de ensino, também orientaram a adesão à greve.

Limpeza Urbana

Os funcionários da Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) ligados à Prefeitura vão aderir à greve. Entretanto, estes são minoria no órgão e somente a mobilização deles não traria grande diferença no serviço de limpeza. A maioria dos servidores da SLU são terceirizados e somente definirão se vão aderir à greve em reunião realizada nesta quarta (26).

Bancos

O Sindicato dos Bancários de BH e Região, em assembleia realizada no último dia 18, decidiu por aderir à greve do dia 28. Por ser uma categoria muito grande, o sindicato alerta que a adesão pode não ser total.

Prefeitura

O Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Belo Horizonte (Sindibel) informou que todos os servidores do administrativo da Prefeitura de Belo Horizonte vão paralisar no dia 28.

Justiça

O Sindicato dos Trabalhadores do Poder Judiciário Federal no Estado de Minas Gerais (SitraeMG) informou que, em assembleia realizada no último dia 20, os trabalhadores do judiciário mineiro aprovaram a adesão à greve.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!