Sem mão de obra, Zoológico de BH abrirá apenas aos finais de semana

Divino Advicula/PBH

Com carência de mão de obra, o Jardim Zoológico de Belo Horizonte ficará aberto para visitação apenas aos finais de semana e feriados prolongados. A informação foi confirmada nesta terça-feira (25) pela Fundação Zoo-Botânica, que administra o espaço. Segundo a gestora, o acesso de visitantes ficará restrito até que o processo de licitação para a escolha de uma nova empresa, fornecedora de mão de obra, seja concluído.

Já o Parque Ecológico Promotor Francisco Lins do Rêgo, o Jardim Botânico e o Aquário — também administrados pela fundação — não receberão visitantes nem mesmo nas folgas. Questionada, a Zoo-Botânica se limitou a justificar que “não há funcionários suficientes para garantir o funcionamento”. Os dois espaços tiveram visitação suspensa anunciada no início do mês, após o término do contrato com cerca de 150 servidores terceirizados.

Com a baixa na manutenção e conservação desses espaços, a Fundação Zoo-Botânica passou a oferecer treinamento aos funcionários efetivos — que passaram por concurso público. Com isso, atualmente cerca de 150 ficam responsável pela conservação dos quatro espaços administrados pela fundação.

Licitação

O processo de contratação de 141 servidores terceirizados — que vão desde capineiros, faxineiros e bilheteiros — segue em andamento. A última movimentação ocorreu na quarta-feira (19), com o indeferimento de pedido de impugnação apresentada por uma das empresas participantes.

Conforme o edital, o valor estimado que deverá ser empenhado pela Prefeitura de Belo Horizonte na contratação de mão de obra e de equipamentos é de R$ 8,2 milhões.

Visita técnica

O Jardim Zoológico, aliás, foi alvo de visita técnica de vereadores da Câmara Municipal de Belo Horizonte nesta terça-feira. Segundo a Casa Legislativa, parlamentares da Comissão de Meio Ambiente e Política Urbana estiveram no local motivados por denúncias de más condições no condicionamento dos animais.

Até a manhã de hoje, a expectativa era obter posicionamento da gestora sobre a taxa de óbito dos animais e da limitação do espaço onde são condicionados. Mais tarde, o vereador Gabriel Azevedo (PHS), que solicitou a visita, chegou a publicar um vídeo no Facebook.

“Todo o recinto do complexo está danificado há muito tempo, causando a esses animais um desconforto. Não é o único problema que a gente confere no Zoológico, há outras obras e intervenções que precisam ser feitas”, avaliou o parlamentar.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!