Casos de LGBTfobia em BH são levados à Comissão de Direitos Humanos da Câmara

Rafa Aguiar/CMBH

A sessão desta quarta-feira (26) da Comissão de Direitos Humanos e Direito do Consumidor da Câmara de BH marcou a primeira vez em que lideranças LGBTs foram à Casa apresentar requerimentos de políticas públicas voltadas para essa parcela da população. Casos de LGBTfobia na capital foram o foco da discussão, mostrando a importância da instituição desses tipos de medidas.

O estudante Gustavo Ribeiro, 21 anos, representando a Frente Autônoma LGBT – movimento social que liderou a ação – relatou casos de LGBTfobia explícitos ocorridos em Belo Horizonte neste ano. Durante o discurso, ele conta diversas situações em que travestis e gays foram agredidos verbal e fisicamente em ruas do centro de BH, sobretudo na avenida Augusto de Lima, sem motivação aparente que não o preconceito. “É triste que tenhamos que conviver com esse tipo de comportamento medieval”, comentou o vereador Mateus Simões (NOVO), membro da comissão, durante discussão.

Em seguida, foram apresentados requerimentos propostos pelo movimento social, como a reestruturação do Centro de Referência LGBT de BH, o mapeamento da violência de natureza homofóbica na capital, dentre outros. Você pode conferir as reivindicações na íntegra clicando aqui.

Todos os requerimentos foram aprovados pelos cinco membros da Comissão, Áurea Carolina (PSOL), Gabriel Azevedo (PHS), Juninho Los Hermanos (PSDB), Mateus Simões e Pedro Patrus (PT), e já enviados para os órgãos responsáveis.

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!