Mulher é estuprada por funcionário dentro de posto de saúde de BH

Mulher foi estuprada em uma unidade de saúde no bairro Calafate (Reprodução/StreetView)

Uma mulher de 26 anos foi estuprada dentro de uma unidade de saúde da capital, na tarde de terça-feira (25). O fato ocorreu enquanto a jovem realizava um exame de raio-x no Posto de Atendimento Médico, no bairro Calafate, Zona Oeste de BH. De acordo com registro da Polícia Militar, o suspeito do crime é um técnico de radiologia do local. O homem foi suspenso administrativamente pela Prefeitura de Belo Horizonte.

Segundo relato aos militares, a vítima foi ao local para realizar um exame de raio-x. Ao entrar no consultório, o homem solicitou que ela tirasse toda a roupa e ficasse apenas de calcinha. O técnico deu à mulher um avental pequeno para ela se cobrir.

A jovem pediu que o material fosse trocado por um tamanho maior, já que suas partes íntimas ficaram à mostra, mas o técnico alegou que as medidas da vestimenta eram padrão. “Mas também você vem com uma calcinha tão pequenininha desta. Desse jeito eu não consigo nem concentrar”, teria respondido o técnico. “Você não precisa ficar com vergonha, tem um corpo lindo”, completou, conforme relato da vítima.

Por nota, a Secretaria Municipal de Saúde confirmou que o tamanho do avental é padrão. Mas completou informando que “nos casos em que há necessidade é utilizado lençol” (leia a nota na íntegra abaixo).

Mesmo constrangida, a mulher se deitou na maca para fazer o exame. Conforme descreveu a vítima, durante todo o procedimento o homem fazia comentários abusivos e tocava suas pernas dizendo que ela tinha um corpo lindo e fazendo comentários sobre sua calcinha.

Em determinado momento, o técnico pediu que a vítima se virasse de bruços. Foi quando ele tocou suas partes íntimas. A mulher relatou que ficou sem reação no momento e não soube o que fazer. Após sair do posto médico, ela foi até uma delegacia da região. Ao chegar no local, ela foi informada que deveria voltar à unidade de saúde e acionar a polícia pelo 190.

A vítima fez isso. Os militares chegaram no posto e constataram que o técnico havia largado o plantão. Após acessar a agenda de consultas do posto, foi confirmado que a mulher fez exames no local e foi atendida pelo homem. A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil, onde a denúncia será investigada.

O Bhaz entrou em contato com a Secretaria Municipal de Saúde para repercutir o caso, mas nenhuma resposta foi enviada até a publicação desta reportagem.

Vale ressaltar que o crime de estupro está previsto no art. 213. De acordo com o trecho, consiste em “constranger alguém, mediante violência ou grave ameaça, a ter conjunção carnal ou a praticar ou permitir que com ele se pratique outro ato libidinoso”. Sendo assim, mesmo que não exista a conjunção carnal, o criminoso pode ser condenado a uma pena de reclusão de 6 a 10 anos.

 

NOTA DA SECRETARIA MUNICIPAL DE SAÚDE

1.    Foi realizado um Boletim de Ocorrência (BO) sobre a acusação. Todas as informações solicitadas foram repassadas para a Polícia, que dará prosseguimento à investigação;

2.    O funcionário envolvido na ocorrência tem vínculo por contrato com a Prefeitura e já foi afastado administrativamente.

3.    O avental usado é padrão para tamanho adulto. Nos casos em que há necessidade é utilizado lençol.

Atualizada às 17h40 do dia 26/04/2017

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!