Autor da última pichação na Igrejinha da Pampulha é identificado pela Polícia Civil

Divulgação/PCMG

A Polícia Civil indiciou, nesta quinta-feira (27), Wesley Abreu da Silva como autor da pichação na Igreja São Francisco de Assis, na orla da lagoa da Pampulha, em Belo Horizonte. O ato de vandalismo começou a ser investigado no dia 15 de março deste ano. No ponto turístico, foi escrita a palavra “perfetaísmo” – corrente teórica criada pelo homem apontado como responsável pelo crime ambiental.

No início das investigações, a Polícia Civil e a mídia identificaram um livro, de autoria de Wesley, intitulado “Perfeitaísmo”, em que ele propõe a implantação de um “sistema político-financeiro comandado pelo povo com o objetivo gerar um mundo melhor”.

Por conta disso, Silva foi intimado para explicar o significado da palavra e, inclusive, indicar possíveis seguidores que pudessem ser responsáveis pela pichação. Em depoimento, ele negou participação e se demonstrou preocupado com a repercussão negativa do fato – inclusive se propondo a pagar pela limpeza da igreja.

Diante das declarações, a Polícia Civil partiu para uma segunda fase de investigações, realizando a coleta de provas materiais e técnicas por meio de imagens e perícias, além dos depoimentos da mãe, do pai e da namorada do suspeito.

Pichação também foi encontrada em outro imóvel da região (Divulgação/PCMG)

Após isso, o órgão constatou, além da pichação na lateral da igrejinha, uma outra em um imóvel das redondezas que abriga banheiros públicos. A distância da câmera de segurança em relação ao local do fato impossibilitou a identificação imediata do autor. A Polícia Civil, portanto, realizou um laudo que demonstrou a semelhança física entre o indivíduo que aparece nas imagens e Wesley Abreu da Silva.

Diante das semelhanças apresentadas, como altura, proporção dos tamanhos de tronco, pernas, braços e cabeça, peso aproximado e altura, foi solicitado o laudo de reconhecimento facial, que também apontou semelhanças no formato do crânio do indivíduo da imagem e do suspeito.

“Um mandado de busca e apreensão foi cumprido, na quinta-feira passada (19), na residência do suspeito, e foram apreendidas peças de roupas que se assemelham àquelas usadas pela pessoa que aparece nas imagens”, afirmou Cristiane Lopes, delegada responsável pelo caso.

Na realização do exame grafotécnico, foi constatada semelhança entre a grafia de Wesley e a da pichação (Divulgação/PCMG)

Por fim, após as semelhanças apontadas nos laudos, o suspeito foi intimado a realizar o exame grafotécnico que, segundo o perito da Polícia Civil, constatou que o padrão gráfico de Wesley Abreu da Silva confere com o padrão presente nas pichações.

Wesley será indiciado no artigo 65, parágrafo primeiro da Lei 9605/1998, que prevê “pichar ou por outro meio conspurcar edificação ou monumento urbano ou coisa tombada em virtude do seu valor artístico, arqueológico ou histórico”. A pena é de seis meses a um ano de detenção e multa.

Com PCMG

Rodrigo Salgado

Repórter do Portal Bhaz.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!