Estações Venda Nova, Pampulha, São Gabriel e Diamante amanhecem totalmente paralisadas

A Estação Central (à esquerda) e a Diamante amanheceram fechadas (Yuran Khan/Bhaz)

Conforme prometido por rodoviários e metroviários, as principais estações de Belo Horizonte amanheceram nesta sexta-feira (28) fechadas. Segundo a BHTrans, as estações Venda Nova, Pampulha, São Gabriel e Diamante iniciaram o dia totalmente paralisadas. Os metrôs também não saíram.

“No momento, somente as estações Barreiro e Vilarinho operam parcialmente. As estações Diamante e Barreiro contam também com a presença de policiais militares, por causa da presença de manifestantes. Agentes de trânsito da BHTRANS monitoram o entorno das estações”, aponta informe da empresa de trânsito divulgado às 7h.

Por volta das 8h10, poucos coletivos partiram da região da estação Diamante, mas fora da estrutura. “A linha 30 (sentido Centro) opera parcialmente fora da estação Diamante com o apoio da PMMG, Bhtrans e Guarda Municipal”, informou, pelo Twitter, a empresa de trânsito de BH.

Estação Venda Nova completamente fechada (Reprodução/Bella Gonçalves)

Na estação da região do Barreiro, grupo de manifestantes já se formava por volta das 8h10. A BHTrans também informou que o trânsito na avenida Antônio Carlos apresentava, nesta manhã, grande volume de veículos em direção ao Centro de BH. A região Central, no entanto, registrava tráfego tranquilo.

Manifestantes na Estação Diamante (Yuran Khan/Bhaz)

A greve geral é realizada em todo o país como manifestação contra diversas medidas propostas pelo Governo Federal, sobretudo a Reforma da Previdência.

Operação

A Prefeitura de Belo Horizonte garantiu que a Guarda Municipal reforçaria o patrulhamento da área central da capital. Para garantir a segurança e o direito de ir e vir das pessoas que não tiverem como evitar a área central da capital, onde ocorrerão as concentrações de manifestantes, diversas instituições municipais estarão atuando de forma integrada, sob a coordenação do Centro de Operações da Prefeitura de BH (COP-BH), e em parceria com órgãos do estado, visando a reduzir impactos na rotina da cidade.

Ônibus parados na Estação Diamante (Yuran Khan/Bhaz)

Como os pontos de encontro anunciados serão a Praça Sete, a Praça Rio Branco (Praça da Rodoviária) e em frente à sede da PBH, os guardas municipais estarão de prontidão nesses locais, onde o patrulhamento será feito a pé e também com o uso de viaturas. As estações de transferência de passageiros também serão alvo de atenção especial, com a presença de agentes da Guarda Municipal de prontidão.

Para manter a fluidez do tráfego, a Unidade de Trânsito Integrada (UIT), que reúne agentes da BHTrans, Guarda Municipal e Batalhão de Trânsito da PM (BPTran), atuará nos principais cruzamentos de vias, verificando a necessidade de interrupção do fluxo de carros, estabelecendo desvios, garantindo ainda a segurança dos pedestres.

Praça da Estação vazia (Yuran Khran/Bhaz)

A fiscalização municipal percorreu os pontos de concentração e os trajetos previstos de manifestantes para garantir a retirada de entulhos, caçambas e materiais de construção que possam ser lançados contra o público, causando riscos aos transeuntes.

As câmeras do COP-BH serão utilizadas para monitorar a movimentação de pessoas nas áreas de manifestação, orientando também a Guarda Municipal e a Polícia Militar quanto aos locais que demandem maior concentração de efetivo para garantia da segurança da população.

Com Prefeitura de Belo Horizonte

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!