Delegacia Virtual completa três anos com mais de 500 mil ocorrências registradas

OmarFreire/ImprensaMG

Neste domingo (30) a Delegacia Virtual da Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) completa três anos de funcionamento. O serviço foi criado em abril de 2014 e já registrou 588.569 ocorrências. Foram 154.117 queixas de acidente de trânsito sem vítima, 1.601 de pessoa desaparecida, 3.771 de danos simples, 398.614 de extravio de documentos e 30.466 de extravio de objetos pessoais.

Dentre os municípios com maior registro de ocorrências estão Belo Horizonte (185.657); Contagem (35.547); Uberlândia (33.750); Juiz de Fora (22.054); Betim (18.142); Ipatinga (13.132); Uberaba (11.391) e Montes Claros (10.003).

Delegacia Virtual

A Delegacia Virtual é um serviço disponível para computador e celulares, que permite ao cidadão registrar ocorrências para fatos ocorridos no Estado, no prazo de até 30 dias. O aplicativo foi criado com o objetivo de diminuir o número de registros presenciais feitos nas delegacias e nos postos de atendimento da Polícia Militar.

Desta forma, reduzindo o tempo de espera para registro nas unidades policiais. Além de combater a subnotificação de registros, o serviço gera economia de insumos, energia e materiais utilizados nas delegacias, quando o registro é feito pessoalmente.

Segundo a coordenação de Sistemas da Superintendência de Informações e Inteligência Policial (SIIP), R$ 1.416.000 foi investido para o desenvolvimento do serviço. Em aproximadamente seis meses, o investimento foi recuperado.

Considerando os valores atualizados, o custo de realização dos Registros de Eventos de Defesa Social (Reds) de forma presencial e que foram feitos pela Delegacia Virtual representaria, hoje, aproximadamente R$ 11.883.458 para o Estado, o que demonstra a eficiência da plataforma.

Como funciona

É possível acessar a Delegacia Virtual  através do site. O registro de ocorrências na Delegacia Virtual é feito por meio do preenchimento de formulários. Após o envio dos dados ao sistema, a ocorrência passará por uma triagem. Em até 15 minutos será emitida uma mensagem informando o número do registro e a forma de acessá-lo no site do Sistema Integrado de Defesa Social (Sids), para imprimi-lo.

O documento poderá ser usado para fins de acionamento da seguradora, comprovação de extravio de documentos e outros fins. Uma equipe de policiais e analistas trabalha em esquema de plantão, atuando 24 horas na triagem dos registros recebidos.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

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