Termina amanhã o prazo de cadastramento para vacinação contra gripe em casa

Divulgação/PBH

Com o início do frio, a gripe volta a atacar. Para quem não quer ficar gripado, o melhor remédio é a vacina, que está sendo oferecida nos postos de saúde até 26 de maio. Quem está acamado ou mora em casas de repouso e não tem condições de se locomover deve se cadastrar até esta sexta-feira (5). Com o cadastramento, essas pessoas  poderão receber a vacina em casa. O cadastramento pode ser feito online, com o preenchimento de formulário, pelo telefone 3277-7722, ou ainda diretamente no centro de saúde de referência do paciente.

A aplicação da vacina em domicílio é destinada apenas a pessoas que não têm condições de ir a um centro de saúde. Para o restante do público prioritário, definido pelo Ministério da Saúde, a vacinação está sendo realizada nos centros de saúde da capital.

De acordo com o Ministério da Saúde, devem receber a vacina pessoas acima de 60 anos, crianças de 6 meses a 4 anos de idade, trabalhadores de saúde dos serviços públicos e privados, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto), portadores de doenças crônicas, pessoas privadas de liberdade, professores do ensino básico e superior das escolas públicas e privadas.

Para as pessoas portadoras de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independente da idade, é necessário apresentar, no ato da vacinação, a prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina. Ao incentivar os grupos prioritários a comparecerem aos postos de saúde e receberem a vacina, o objetivo é reduzir as complicações, internações e mortalidades decorrentes das infecções pelo vírus da gripe

O próximo dia 13 será o Dia D da vacinação contra a gripe em Belo Horizonte, quando as equipes do Estado e Prefeitura farão um esforço concentrado para que mais pessoas se vacinem. Até o momento mais de 70 mil pessoas foram imunizadas na  Capital.

Em Belo Horizonte, a expectativa é vacinar 827.200 pessoas. Em 2016, foram vacinadas 717 mil pessoas na capital. Em 2015, o número de pessoas vacinadas foi de 615 mil. A vacina contra a gripe é trivalente e imuniza contra três vírus (H1N1, H3N2 e vírus influenza B).

Em 2017, de acordo com o último boletim epidemiológico da Secretaria de Estado da Saúde, divulgado em 17 de abril, foram confirmados 32 casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave causados pelo vírus da Influenza. Dos casos associados à Influenza, 81,3% (26 de 32) foram de Influenza A e 15,6% (cinco de 32 ) Influenza B. Destes casos, quatro doentes morreram.

Marcelo

Marcelo Freitas é redador-chefe do Bhaz

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!