PBH faz entrada forçada em imóveis abandonados contra mosquito da dengue

Gercon VN/PBH

Imóveis inacessíveis da região Oeste de Belo Horizonte são alvo da entrada forçada por agentes da Secretaria Municipal de Saúde. Os objetivos da operação deflagrada nesta sexta-feira (5), que conta com apoio da Guarda Municipal, são identificar e combater eventuais focos do mosquito Aedes aegypti — transmissor da dengue, chikungunya e zika.

Nesta manhã, estava previsto a entrada de agentes de combates a endemias em três imóveis localizados nos bairros Vila Oeste, Nova Granada e Gutierrez. Entretanto, outras 11 estruturas já foram alvo da ação. Desse total, foram identificados criadouros do mosquito da dengue em três deles.

De acordo com a Prefeitura de Belo Horizonte, essa medida ocorre somente após duas tentativas de vistoria, sem sucesso, num intervalo de dez dias em horários diferentes. Ainda conforme a administração municipal, nessas tentativas frustradas, os agentes de saúde deixam uma notificação na caixa de correio dos imóveis.

Somente após essas diligências é que é feita a entrada forçada. A ação é amparada por medida provisória (MP 712/16), que dispõe sobre a invasão de agentes públicos em imóveis inacessíveis em situação de “iminente perigo à saúde pública”.

Guilherme Scarpellini

Guilherme Scarpellini é redator de política e cidades no Portal BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!