Depois de cinco horas, chega ao fim o depoimento de Lula em Curitiba

Primeiro depoimento, em maio, levou caravanas de todo o país a Curitiba

Terminou às 19h15, depois de cinco horas, o depoimento do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva ao juiz Sérgio Moro, na sede da Justiça Federal, em Curitiba, no Paraná.  O depoimento começou às 14h20. Primeiro, Lula respondeu a perguntas de Moro, durante 3 horas e 20 minutos.  Depois, foi a vez de o MPF (Ministério Público Federal) manifestar-se e fazer perguntas. Após a acusação, foi a vez dos advogados dos réus – além de Lula, há mais cinco denunciados no caso.

Encerrando, falou o ex-presidente, que deixou o prédio da Justiça Federal às 19h20, em direção à praça Santos Andrade, onde estava sendo realizado um ato em favor de Lula. No local, já estava a ex-presidente Dilma Rousseff.

O depoimento ocorreu sob forte esquema de segurança na área externa do prédio. Cerca de 3 mil profissionais de segurança pública das esferas federal, estadual e municipal foram mobilizados para o interrogatório. De acordo com a Secretaria de Segurança Pública do Paraná, desse total, cerca de 1, 7 mil eram policiais militares que atuam em Curitiba.

O depoimento de Lula é o segundo mais longo na história da Operação Lava Jato. As cinco horas de Lula só não superaram as quatro horas e meia de um dos depoimentos do doleiro Alberto Youssef e as cinco horas do ex-executivo da Petrobras Paulo Roberto Costa.

Durante todo o dia, centenas de policiais militares fizeram um bloqueio em um perímetro de 150 metros ao redor prédio da Justiça Federal. Agentes da Polícia Rodoviária Federal e da Polícia Federal cuidaram do isolamento do próprio prédio. Os profissionais também acompanharam os atos a favor e contrários a Lula e fizeram a escolta do carro do ex-presidente.

De acordo com o governo estadual, cerca de 6 mil manifestantes que apoiam Lula vieram à capital para acompanhar o interrogatório.  Ao todo, foram 128 ônibus vindos de vários estados do país. Manifestantes contrários também vieram à cidade, mas a Polícia Militar informou que não recebeu notificações de ônibus fretados pelo grupo.

Os adversários de Lula e defensores da Lava Jato e do juiz Sérgio Moro ficaram concentrados na praça em frente ao Museu Oscar Niemeyer. Eram em número bem menor – cerca de 100, segundo a PM do Paraná e 400 segundo os organizadores. Eles dispersaram-se por volta de 19h.

Com agência Brasil

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!