Parque das Mangabeiras será aberto apenas para alunos da rede pública a partir desta terça

Alguns parques de BH estão exigindo cartões de vacina e agendamento de visitas.

A Fundação de Parques Municipais (FPM), em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, vai começar a reabertura gradual e planejada do Parque das Mangabeiras nesta terça-feira (16). O parque na região centro-sul da cidade está fechado desde fevereiro, em função dos trabalhos de prevenção da febre amarela. Agora, o local vai receber alunos de escolas da rede municipal até ser reaberto completamente ao público.

O objetivo da ação é reforçar o programa Escola Integrada. Durante todo o mês, estão previstas atividades de lazer e educação ambiental voltadas à convivência com animais silvestres. “Essa temática já vinha despertando a atenção dos moradores da população em geral. É coerente que façamos um trabalho planejado e eficiente sobre o assunto”, explica o presidente da Fundação de Parques Municipais, Sérgio Augusto Domingues.

A primeira escola a visitar o parque será a Senador Levindo Coelho, vizinha ao local. “Nossa intenção é reforçar a importância do cuidado, da preservação e da conservação daquilo que é público. Além disso, vamos despertar uma convivência harmoniosa e segura entre a população e os animais. Esse será o tema principal das ações que vamos conduzir no parque até a completa reabertura do local”, explica Domingues.

Ainda de acordo com Sérgio, a FPM já iniciou a elaboração de um Plano de Manejo para o Parque das Mangabeiras, incluindo a formalização do corredor ecológico e mosaico de conservação. O objetivo estabelecer um sistema de gestão mais eficiente em relação à proteção da biodiversidade.

Desde o fechamento do parque, a FPM vem definindo ações e intervenções necessárias para o bom funcionamento da unidade. Entre elas, estão os serviços de manutenção, reparos em cerca de 20 banheiros, pinturas e pequenas intervenções de manutenção no Mirante do Parque. Todas as ações estão em execução.

Outras medidas que demandam projetos e orçamentos mais detalhados também  estão prevista. Por exemplo, a reforma da praça de esportes, desassoreamento dos cursos d’água e adequação das trilhas ecológicas.

A FPM informa que a reabertura do parque será gradativa e atenderá a um cronograma de visitação voltado inicialmente para os estudantes. A visitação ao público em geral deverá ser permitida somente em junho.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!