‘Bagunça na senzala’: Luciana Gimenez vira alvo de críticas após divulgar vídeo com empregados

luciana gimenez senzala
Divulgação

Um vídeo publicado por Luciana Gimenez no “snapgram”, recurso do Instagram, gerou polêmica nos últimos dias. Na publicação, a apresentadora vai até a cozinha, onde estão parte dos seus funcionários e, em tom de brincadeira, pergunta: “Tá rolando uma bagunça aqui na senzala, é?”. O episódio ocorreu na festa de aniversário de 18 anos de Lucas, o filho dela com Mick Jagger.

Após a pergunta da apresentadora, os funcionários riem e tanto eles quanto Luciana continuam no momento de descontração. No entanto, para o Coletivo Sistema Negro, a “brincadeira” foi, na verdade, um ato de racismo. “Enquanto isso no #PaísdaHerançaEscravocrata, vemos pessoas públicas usando irresponsavelmente termos que remetem a um período desumano e violento para nós, negros e negras”, escreveu o coletivo em uma publicação no Facebook.

O vídeo foi recuperado pelo grupo, já que havia sido apagado da conta de Luciana. Na publicação feita pelo Sistema Negro, eles ainda relembraram que “senzala é violência, é dor, é o território específico da desumanização”. “Senzala não é brincadeira. Escravidão não foi brincadeira. Palavras têm história, e a história dessa é uma só: Racismo. Respeite essa história. Respeite e entenda as marcas que ela ainda mantêm na nossa sociedade”, completaram.

A publicação ainda levanta uma discussão a respeito da normalização de referências relacionadas ao período de sofrimento escravocrata – como o caso da própria senzala – enquanto referências aos tempos de nazismo são sempre evitadas e vistas como absurdas.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!