Morte de idoso por febre amarela mobiliza agentes da Zoonoses no Belvedere

Imagem ilustrativa – Divulgação/PrefeituradeBH

Agentes da Zoonoses estiveram no Belvedere, na região Centro-Sul de Belo Horizonte, na manhã desta terça-feira (23), para aplicar fumacê pelas ruas do bairro em combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação foi motivada pela morte de um idoso de 79 anos, vítima de febre amarela. A Secretaria Municipal de Saúde informa que o senhor contraiu a doença fora de Minas Gerais.

Ao todo, cerca de 15 litros do produto foram dispersados por 12 quarteirões do Belvedere. E os servidores foram divididos em três equipes de trabalho. Segundo a Prefeitura de BH, moradores que permitiram a entrada dos agentes nas residências foram orientados a aguardar um período de 15 minutos antes de voltarem para os imóveis. A medida para bloquear o mosquito foi direcionada apenas para a parte residencial do bairro, que é dividido entre casas e prédios.

Além da febre amarela, o Aedes aegypti também é responsável pela transmissão da dengue e da chikungunya. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), ainda não há nenhum registro de contaminação por febre amarela em BH. O órgão explica que faz o controle epidemiólogo das ocorrências na cidade e que a prevenção é a melhor forma de combate ao mosquito. A vacina está disponível nos centros de saúde e o fumacê é usado para eliminar o Aedes aegypti já na fase adulta.

Até o fim de abril deste ano, foram notificados 1.130 casos de Febre Amarela em Minas Gerais, sendo que desses 553 foram descartados e 423 são casos confirmados. Com relação aos óbitos, foram notificados 201 casos. Desses, 151  foram confirmados para febre amarela.

 

 

 

 

Roberth Costa[email protected]

De estagiário a redator, produtor, repórter e, desde 2021, coordenador da equipe de redação do BHAZ. Participou do processo de criação do portal em 2012; são 11 anos de aprendizado contínuo. Formado em Publicidade e Propaganda e aventureiro do ‘DDJ’ (Data Driven Journalism). Junto da equipe acumula 10 premiações por reportagens com o ‘DNA’ do BHAZ.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!