Guerra aos memes: Páginas de humor são notificadas por usar fotos de Temer

memes temer
Reprodução/Facebook (Capinaremos)

Desde a semana passada, quando a delação da JBS veio à tona, as redes sociais foram invadidas por memes. Michel Temer foi o alvo principal das “zoeiras”, mas, ao que parece, o atual presidente não ficou muito satisfeito. As páginas de humor da internet que estava criando e veiculando esses conteúdos foram notificadas pelo Departamento de Produção e Divulgação de Imagem do Palácio do Planalto, a fim de evitar a associação de Michel Temer a postagens humorísticas.

Segundo o portal Zero Hora, o Departamento tem enviado comunicados às páginas satíricas para que coloquem os créditos do governo na autoria das fotos retiradas de canais oficiais, como o portal do Planalto. O aviso ainda deixa expresso a necessidade de “autorização prévia” para o uso dessas imagens sem fins jornalísticos.

“Todas as fotografias (disponibilizadas nos canais oficiais do governo) estão liberadas para uso jornalístico e divulgação das ações governamentais. Para outras finalidades, é necessária autorização prévia da Secretaria de Imprensa da Presidência da República”, dizia o comunicado.

Uma dessas páginas é a “Capinaremos”, que existe desde 2007. Em entrevista ao Zero Hora, o criador da página, Sandro Sanfelice, revelou ter ficado apreensivo com a notificação mas que continuará produzindo e compartilhando os memes, tendo em vista que o não houve orientações mais claras por parte do Departamento de Imagem.

Mas a noticia – como era de se esperar – já aguçou a criatividade dos brasileiros, que passaram a produzir memes sobre não poder mais produzir memes.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!