Teste de farmácia para detectar HIV é o primeiro aprovado pela Anvisa

Teste deverá chegar às farmácias no meio do mês de junho (Divulgação/Agência Brasil)

A Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aprovou o primeiro teste de farmácia para detectar o anticorpo do vírus da Aids, o HIV. O resultado sai em 20 minutos e a precisão é de 99,9%.

O teste funciona a partir da coleta de gotas de sangue, algo similar aos testes de glicose para diabéticos. O procuto chama-se Action, deve custar entre R$ 40 e R$ 60 e chegar ao mercado no meio de junho.

Divulgação/Action!

De acordo com Marcos Collovati, presidente da Orangelife, fábrica que manipula os testes, a efetividade é 99,9%, índice muito superior aos testes que utilizam saliva, disponíveis em outros países.

O resultado é mostrado em forma de linhas que informam se existe ou não o anticorpo do vírus HIV. Contudo, o teste só consegue identificar o vírus após 30 dias de uma possível contaminação. É o tempo mínimo necessário que o organismo necessita para a produção de anticorpos nos níveis em que o exame é capaz de mostrar. O resultado pode ser visto entre 15 e 20 minutos.

Alerta

A Anvisa explica que mesmo se o resultado der negativo, mas a pessoa tiver se exposto, o teste deve ser refeito 30 dias depois e, após isso, outro com mais 30 dias, até completar 120 dias.

Caso confirme-se o resultado positivo, a pessoa deve procurar o SUS (Sistema Único de Saúde), para a confirmação em laboratório e direcionamento para tratamento gratuito.

 

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!