Inscrições para o Sisu começam nesta segunda; 14 universidades de Minas têm vagas

Inscrições do Sisu vão até o dia 1° de junho (Reprodução/EBC)

Começam nesta segunda-feira (29) as inscrições para a segunda edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). Os estudantes poderão se candidatar aos cursos até o dia 1º de junho. Para se inscrever, o candidato precisa do número de inscrição e senha cadastrada no Exame do Ensino Médio (Enem) de 2016. As inscrições são feitas no site do programa.

Os candidatos podem escolher até dois cursos por ordem de preferência, na hora da inscrição. Até o fim do período de inscrição (1º de julho), o estudante poderá alterar as opções de curso.

Além disso, os inscritos devem definir se desejam concorrer a vagas de ampla concorrência ou pelo sistema de cotas destinadas a estudantes de escolas públicas. Existem também as vagas destinadas às demais políticas afirmativas das instituições.

Uma vez por dia, o MEC divulga a nota de corte de cada curso, de acordo com as inscrições feitas até aquele o momento, e a classificação parcial do candidato na opção de curso escolhida. Ao todo, serão ofertadas 51.913 vagas em 1.462 cursos de 63 instituições de ensino, entre universidades federais e estaduais, institutos federais e instituições estaduais.

Nesse processo, valerá a nota do Enem 2016. Para participar, os candidatos não podem ter tirado 0 na redação do Enem. Além disso, algumas instituições estabelecem notas mínimas para ingresso em determinados cursos. Ao todo, mais de 6,1 milhões fizeram o Enem no ano passado.

O Sisu terá uma única chamada, e a divulgação do resultado está prevista para o dia 5 de junho. Também nessa data será aberta a lista de espera, que permanecerá disponível até 19 de junho. As matrículas serão do dia 9 ao dia 13 de junho, e a convocação da lista de espera será feita a partir do dia 26 de junho.

Minas Gerais

Confira as instituições mineiras com vagas disponíveis no processo de seleção:

Cefet/MG – Centro Federal De Educação Tecnológica De Minas Gerais

IFTM – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Triângulo Mineiro

IFMG – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia De Minas Gerais

IFNMG – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Norte De Minas Gerais

IFSEMG – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sudeste De Minas Gerais

IF Sul de Minas – Instituto Federal De Educação, Ciência E Tecnologia Do Sul De Minas Gerais

Unimontes – Universidade Estadual De Montes Claros

Unifal-mg – Universidade Federal De Alfenas

UFJF – Universidade Federal De Juiz De Fora

Ufla – Universidade Federal De Lavras

Ufop – Universidade Federal De Ouro Preto

UFSJ – Universidade Federal De São João Del Rei

UFTM – Universidade Federal Do Triângulo Mineiro

UFVJM – Universidade Federal Dos Vales Do Jequitinhonha E Mucuri

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!