Hospital das Clínicas realiza mutirão para reduzir fila de espera do SUS

Mutirão acontece no Hospital das Clínicas (UFMG/Divulgação)

O Hospital das Clínicas da UFMG vai realizar, nesta quarta-feira (31), um mutirão de exames de imagem e cirurgia de marcapasso para reduzir a fila de espera nas unidades do Sistema Único de Saúde (SUS). A ação integra o 2º Mutirão Nacional da Empresa Brasileira de Serviços Hospitalares (Ebserh), administradora do hospital.

O mutirão é direcionado para pacientes regulados. Ou seja, pessoas que já estão inscritas no SUS à espera de procedimentos. Eles serão encaminhados pela Secretaria Municipal de Saúde de Belo Horizonte. O Hospital das Clínicas vai realizar 41 exames de ressonância magnética (crânio, abdômen superior e coluna lombar), 120 tomografias (tórax, crânio, abdômen total e pélvico) e dez cirurgias de implante de marcapasso.

Brasil

Ao todo, mais de 8 mil procedimentos hospitalares serão realizados nos 39 hospitais filiados à Ebserh, em todo o Brasil. O número equivale ao dobro de atendimentos realizados na primeira edição do programa.

As unidades oferecerão cirurgias, exames, consultas e ações educativas que têm como objetivo reduzir a demanda reprimida no SUS. Mais de 3.700 pessoas estão envolvidas nas atividades do Mutirão, incluindo médicos, enfermeiros e profissionais da área.

Para o presidente da Ebserh, Kleber Morais, o evento mostra a relevância da Rede Ebserh para o usuário do SUS. “Essa mobilização dos hospitais universitários se dá pela busca da melhoria do sistema público de saúde. É nosso papel oferecer atendimento a quem precisa, além de apoiar o ensino, a pesquisa e inovação tecnológica”, ressaltou Morais.

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!