Estudantes vão poder fazer uso de nome social em escolas de Minas

O Diário Oficial de Minas Gerais, em resolução publicada no último sábado (27), reconhece e garante a utilização do nome social na Rede Estadual de Ensino para as pessoas cuja identificação civil não reflete sua identidade de gênero. A solicitação de inclusão do nome social deverá será feita pelo próprio interessado.

O nome social poderá ser usado em registros do diário de classe, no boletim, em crachás ou carteirinhas de estudante, em listas e nas ações da escola realizadas em espaços externos. A utilização de expressões pejorativas está proibida.

A secretária de Educação, Macaé Evaristo, destaca que a resolução é a “reafirmação da educação no estado em garantir o direito de acesso a todos, criando um ambiente de acolhimento sem discriminação”.

Devido à legislação em vigor, o nome social não deverá ser utilizado em declarações, Educacenso, histórico escolar, certificado e diplomas. De acordo a coordenadora de Educação em Direitos Humanos e Cidadania da Secretaria de Estado de Educação (SEE), Kessiane Goulart, a resolução, além de atender a uma demanda dos movimentos sociais, garante o respeito aos direitos individuais.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!