Casal de engenheiros viaja de carro de Ipatinga ao Canadá

Parque Nacional Banff no Canadá e Bariloche na Argentina (Reprodução/Arquivo pessoal)

Quem nunca pensou em fazer as malas e viajar o mundo? O casal de engenheiros Alice Miranda, de 30 anos e Lucas Stofel, de 33, decidiu realizar este sonho.

Os dois saíram de Ipatinga, no Leste de Minas Gerais, e foram até o Canadá. A viagem durou cerca de dois anos, eles começaram a “tour” em fevereiro de 2015 e retornaram em fevereiro de 2017. Foram 80 mil quilômetros percorridos e 17 países visitados, entre Argentina, Colômbia, Guatemala e Estados Unidos.

Tikal, Guatemala (Reprodução/Arquivo pessoal)

“A viagem de carro, surgiu de uma reportagem que vimos de um casal que estava viajando o mundo de carro, e juntou com nossa vontade de viajar por lugares fora do turismo tradicional. E ir até o Canadá, foi o objetivo de conhecer o continente americano, saímos de Ipatinga, fomos até o Ushuaia no sul da Argentina e subimos até ai Canadá, o país mais ao norte do continente”, conta Alice ao Bhaz.

O casal, que trabalhava em uma siderúrgica e em uma universidade, largou tudo para conhecer o mundo. A viagem trouxe algumas surpresas. “Na verdade, tudo que acontecia era inusitado e inesperado, visto que não tínhamos uma programação fixa e muitas vezes não sabíamos o que iríamos encontrar pela frente”, relata Alice.

Jalapão, Tocantins (Reprodução/Arquivo pessoal)

“Um exemplo é a ótima recepção que tivemos, muitos nos convidavam para suas casas, para um jantar, um banho, e até dormir. Isso ocorreu em todos os países, e muitas muitas vezes. Outra coisa eram as estradas, alguns trechos tínhamos que dirigir a menos de 20km/h, devido às condições precárias, então nunca sabíamos que horas chegaríamos em nosso destino. E cada país era diferente um do outro, a cultura, as comidas, até o sotaque no espanhol”, comenta a engenheira.

Mas nem tudo foi festa, Alice comenta que Lucas ficou doente na Bolívia devido a altitude e acabou “de molho” por cinco dias. “Por sorte estávamos hospedados na casa de um casal que nos convidou. E fomos roubados na Colômbia”, explica.

Canion Del Pato, Peru (Reprodução/Arquivo pessoal)

Dicas

Você que leu a matéria até aqui, ficou com vontade de fazer o mesmo que eles? A Alice deu algumas dicas importantes. “A recomendação é ir, seguir o sonho e não esperar muito!”, comenta.

“Planejamos durante um ano a viagem, economizando, pesquisando documentação, roteiro e etc… o que facilitou muito. Mas mesmo sem tanto planejamento é possível sim fazer um viagem muito legal, pois o interessante são as surpresas e o desconhecido”, conta a engenheira.

Em relação ao dinheiro, o casal disse que gastou muito pouco, que ficou a maior parte do tempo dormindo no carro mesmo. “E conhecemos viajantes de todos os tipos, uns com bastante grana, e outros sem nenhuma, alguns trabalham pela internet, outros vendem artesanato. Alguns trocam trabalho por comida e hospedagem, vivem de aluguel, rendimentos e etc. Sempre tem um jeito, se quiser mesmo. Aprendemos a viver com pouco, o que tornou a viagem ainda melhor!”, relata.

Destino indefinido

O casal ainda não tem outra rota planejada, mas já sabem que viajarão de carro. “A viagem foi ótima! Recomendo e queremos outras! Ainda não tem nada no papel, só ideias. Depois da ótima experiência que tivemos com o carro, e o tanto de coisas boas que ele nos proporcionou (era nossa casa, então dormíamos, cozinhávamos, o que deu pra economizar muito, além de nos levar em todos os lugares, mesmo os não turísticos e com isso poder ver de perto a cultura local) não consigo imaginar uma viagem tradicional de avião e hotel”, completa Alice.

Se você quiser saber um pouco mais da viagem, acesse o site do casal. Eles ainda possuem uma página no Facebook e um canal no YouTube muito legal.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!