UFMG recebe oficinas gratuitas para estudantes com pesquisadores de Harvard

Harvard
Pesquisadora Hannah Ananda, mineira e pesquisadora de Harvard (Foto: Divulgação)

Pela primeira vez, Belo Horizonte vai receber o programa Clubes de Ciência (CdeC), vindos da Universidade de Harvard (EUA). O programa vai oferecer quatro oficinas gratuitas na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), com pesquisadores de Harvard. Podem participar estudantes que estão cursando do 2º e 3º ano do Ensino Médio (instituições públicas ou privadas) e dos dois primeiros anos da graduação. As inscrições são gratuitas e estão abertas pelo site www.clubesdeciencia.com.br, até o dia 4 de junho. Os alunos interessados vão participar de uma seleção baseada no interesse e aptidão em relação aos clubes.

A primeira edição do Clubes de Ciência em BH será realizada entre os dias 17 e 22 de julho, no Instituto de Ciências Biológicas (ICB) da UFMG. As quatro oficinas serão totalmente gratuitas e vão abordar temas como células-tronco, edição genômica, epidemiologia, empreendedorismo científico e inovação. Os clubes terão uma rotina intensa: uma semana de trabalho – cerca de 40 horas, para cumprir um desafio, supervisionado por pesquisadores das universidades, sem nenhum custo adicional. Os estudantes são estimulados a desenvolver o pensamento crítico, criatividade e colaboração, características essenciais ao líder do século XXI.

Projeto

O projeto pretende motivar e convencer futuros cientistas de que é possível fazer ciência de ponta no Brasil. “O projeto Clubes de Ciência é parte de uma iniciativa de jovens pesquisadores em formação em universidades de excelência no Brasil e no exterior. Um sucesso em outros países latino-americanos, a proposta visa discutir e repensar formas de aproximar e incentivar estudantes, ao mesmo tempo que gera conexões entre os envolvidos, para o universo da pesquisa conectada com as realidades e demandas globais de transformação na sociedade”, explica David Soeiro, instrutor do Clube de Saúde Pública no CdeC e professor adjunto na Escola de Medicina da UFMG.

A mineira Hannah Ananda é pesquisadora da universidade de Harvard e faz parte da equipe de mentores que vai ministrar as oficinas. “Apaixonada por ciência como sou, fui para os EUA com o objetivo de aprimorar meu conhecimento na área de pesquisa científica e medicina. Hoje é uma honra voltar às minhas raízes e contribuir com a ciência no Brasil. Pretendo compartilhar com os alunos o que aprendi nos laboratórios de Harvard, mostrando a importância da ciência e despertando o cientista que há dentro de cada um. O CdeC chegará num momento oportuno para expandir o acesso ao ensino teórico-prático de ciências de alta qualidade, além de inspirar e mentorar as futuras gerações de inovadores por uma rede global de colaboração científica”, conta.

Clubes da Ciência

O projeto foi fundado em 2014 por doutorandos mexicanos de Harvard e MIT com a missão de expandir o acesso ao ensino de ciências de alta qualidade, inspirar e mentorar as futuras gerações de pesquisadores através de uma rede de colaboração científica.

Em um ano, o CdeC expandiu para Colômbia e Bolívia, treinando 4.500 estudantes. Em 2017, como parte de sua expansão, o Clubes de Ciência vai chegar ao Brasil, Paraguai e Peru e espera-se incorporar mais cinco países e 40 mil estudantes até 2020.

SERVIÇO

Programa Clubes de Ciência

Público? jovens nos dois últimos anos do ensino médio da rede pública e privada e dos dois primeiros anos da graduação.

Inscrições e informações? www.clubesdeciencia.com.br

Período de inscrições? até dia 4 de junho

Oficinas? julho/2017.

Onde? Instituto de Ciências Biológicas – Campus UFMG (Avenida Presidente Antônio Carlos, 6627).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!