ProUni abre inscrições para vagas em faculdades no segundo semestre

Para participar da seleção, o candidato precisa ter realizado o Enem 2016, e não pode ter diploma em curso superior – (Divulgação/Agência Brasil)

Estão abertas as inscrições para o Programa Universidade para Todos (ProUni) do segundo semestre de 2017. Os estudantes interessados podem consultar as bolsas oferecidas a partir desta terça (6) e se inscreverem na página do ProUni até a sexta (9).

O Ministério da Educação (MEC) ainda não confirmou os números desta nova edição, mas informou que não deverão ficar distantes dos registrados no mesmo período de 2016, quando foram oferecidas mais de 125 mil bolsas, sendo 57 mil integrais e 68 mil parciais, distribuídas em 22.967 cursos de 901 instituições privadas.

Para participar da seleção, o candidato precisa ter realizado o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) em 2016, e não pode ter diploma em curso superior. Voltado para estudantes da rede pública ou bolsistas integrais de escolas particulares, o ProUni também oferece oportunidades para professores da educação básica de escolas públicas, desde que faça parte do quadro permanente da instituição, e para pessoas com deficiência.

Para concorrer a uma bolsa integral a renda familiar bruta mensal per capita não pode exceder a 1,5 salário mínimo. No caso da bolsa parcial, a renda familiar por pessoa não pode ser maior que três salários mínimos. O ProUni tem ações conjuntas de incentivo à permanência nas instituições, como o Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), que permite ao bolsista parcial financiar a parte da mensalidade não coberta.

RESULTADO

Serão realizadas duas chamadas no processo seletivo: uma em 12 de junho, e a segunda em 26 do mesmo mês. O candidato selecionado deverá comparecer à instituição para realizar a comprovação das informações prestadas.

Aqueles que não forem selecionados podem conseguir uma oportunidade através da lista de espera. Para isso, eles deverão acessar a página do programa entre 7 e 10 de julho. A lista estará disponível no sistema, para consulta pelas instituições de educação superior, no dia 13 de julho. Nesse caso, o candidato deverá comparecer à instituição e entregar a documentação no período de 17 a 18 de julho.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!