[Coluna do Orion] STJ poderá decidir hoje se abre ou não processo contra Pimentel

Divulgação/STJ

Em meio à turbulência do esquizofrênico julgamento da chapa Dilma/Temer, pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE), que poderá cassar o atual presidente, o Superior Tribunal de Justiça (STJ) marcou, para a tarde desta quarta (7), o início da discussão para avaliar se abre ou não processo contra o governador Fernando Pimentel (PT). Ele é acusado por dois crimes: corrupção passiva e lavagem de dinheiro pela Procuradoria-Geral da República por ter favorecido empresas, e ser beneficiado, no período em que foi ministro do Desenvolvimento Econômico (2011/2014). Pimentel contesta.

O início do julgamento poderá ser adiado, porque dois ministros do STJ estão envolvidos no julgamento da chapa Dilma/Temer, especialmente Herman Benjamim, que é relator nesse processo e no de Pimentel. Se a agenda for compatível a ambos os julgamentos, Benjamin irá apresentar eu voto em favor da abertura do processo contra Pimentel. E mais, deverá pedir também seu afastamento do cargo. Ambas as decisões serão tomadas pela Corte Especial de 15 dos 33 ministros.

Três hipóteses envolvem o desfecho do caso. Na primeira delas, o STJ poderá rejeitar a denúncia por considerar, como alega a defesa, que a investigação contra o governador teria sido feita sem autorização do foro competente. Como era ministro, a iniciativa da investigação teria que ser do Supremo Tribunal Federal (STF); pelo STJ, se virou governador, mas a investigação foi autorizada pela Justiça Federal de 1ª instância.

Na segunda hipótese, a acusação seria aceita e o processo é aberto, mas sem o afastamento do cargo. A terceira alternativa seria o julgamento com afastamento do cargo, situação na qual ele não poderia nem tentar a reeleição no ano que vem, o que mudaria radicalmente e ameaçaria seu futuro político.

Orion Teixeira[email protected]

Jornalista político, Orion Teixeira recorre à sua experiência, que inclui seis eleições presidenciais, seis estaduais e seis eleições municipais, e à cobertura do dia a dia para contar o que pensam e fazem os políticos, como agem, por que e pra quem.

É também autor do blog que leva seu nome (www.blogdoorion.com.br), comentarista político da TV Band Minas e da rádio Band News BH e apresentador do programa Pensamento Jurídico das TVs Justiça e Comunitária.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!