Mulher que matou grávida para roubar bebê é condenada a 34 anos de prisão

Gilmária Silva Patrocínio ouve a sentença no banco dos réus (Reprodução/Folha de Ponte Nova)

A Justiça de Minas Gerais condenou, na tarde desta quarta-feira (7), uma mulher de 35 anos por matar uma grávida e roubar o bebê dela. O crime ocorreu em Ponte Nova, na Zona da Mata, em 2015. A ré foi condenada a 34 anos, um mês e 23 dias de prisão, e não poderá recorrer da sentença em liberdade.

Patrícia Xavier da Silva foi morta aos 21 anos e, segundo investigações policias, teve a barriga cortada pela criminosa para que a criança fosse roubada. O recém-nascido sobreviveu e hoje tem dois anos. Ele vive aos cuidados dos avós maternos.

O júri popular comandando pela juíza Dayse Baltazar, da 1ª Vara Criminal e da Infância e Juventude de Ponte Nova, durou quase 10 horas. O crime chocou a população pela brutalidade.

Gilmária foi condenada por cinco crimes: homicídio, com qualificadores de motivo torpe, mediante dissimulação, com emprego meio cruel e para assegurar a execução de outro crime. Os outros crimes foram o de perigo para a vida de outra pessoa, ocultação de cadáver, subtração de incapaz e de dar parto alheio como próprio.

Relembre o caso

Gilmária Silva Patrocínio foi presa pela Polícia Civil em julho de 2015. A ré confessou o crime e disse que agiu sozinha. Aos investigadores, a mulher contou que havia inventado uma gravidez e necessitava de um bebê para manter o relacionamento com o marido. Gilmária já conhecia Patrícia e armou uma armadilha para cometer o assassinato.

Perto do hospital, em um dia que Patrícia se consultava, Gilmária apareceu e disse que doaria roupas e um berço para o bebê. Quando Patrícia se distraiu, foi golpeada com um pedaço de madeira e desmaiou.

A criminosa amarrou Patrícia e a colocou em uma caixa d’água, fez um corte na barriga dela e retirou o bebê. A mãe da criança teve hemorragia e morreu no local.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!