Após chamar Joaquim Barbosa de ‘negro de primeira linha’, Barroso pede desculpas

“Negro de primeira linha”: essas foram as palavras ditas pelo ministro do STF Roberto Barroso para definir o também ministro Joaquim Barbosa. A declaração infeliz e constrangedora ocorreu em uma cerimônia do Supremo na noite dessa quarta-feira (7).

“A universidade [Uerj] teve o prazer e a honra de receber um professor negro, um negro de primeira linha, vindo de um doutorado de Paris” – Roberto Barroso

A declaração de Barroso logo repercutiu negativamente entre os negros presentes na reunião, que, de forma pejorativa, começaram a fazer piadas a respeito das palavras do ministro. Eles falaram que se Barbosa era de primeira linha, eles seriam de quarta, quinta ou mais.

Nas redes sociais, também houve rechaço contra a declaração de Barroso.

Pedido de desculpas

Após muitos comentários negativos a respeito do comentário, Barroso pediu desculpas publicamente. “Uma coisa que eu aprendi na vida é que quando a gente comete um erro, o melhor que se pode fazer é reconhecê-lo o mais rápido possível”, disse o ministro.

Segundo Barroso, ele pretendia, em seu discurso, narrar a trajetória vitoriosa de Barbosa e queria dizer que ele se tornou um “acadêmico negro de primeira linha”. Ainda de acordo com o ministro, o adjetivo “de primeira linha” se referia a “acadêmico”, mas que utilizou uma “expressão infeliz”.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!