Incansável! Homem é preso após fugir por 45 anos

Masaaki Osaka atualmente e em foto de 1971 (Jiji Press / AFP)

Um homem foi preso no Japão após fugir por 45 anos. Masaaki Osaka é militante de um grupo radical e é acusado de matar um policial durante um protesto em Tóquio, em 1971.

O homem só foi localizado no mês passado em Hiroshima e formalmente indiciado pela assassinato do policial. O oficial de 21 anos foi morto após ser acertado com um cano de aço e em seguida atingido por um coquetel molotov.

De acordo com a polícia local, nenhum suspeito passou tanto tempo foragido. No Japão, não há prescrição de crimes de assassinato. Até 2010, era de 15 anos, hoje não existe mais.

Apoio de militantes

O foragido foi detido em um apartamento que pertencia à Liga Comunista Revolucionária do Japão (LCRJ). Primeiramente foi acusado de obstruir um trabalho da justiça, mas depois foi constatado que ele poderia ser um fugitivo procurado há muitos anos.

Masaaki Osaka ficou foragido por tanto tempo, de acordo com a polícia, por ser parte importante de um grupo de alto escalão e ter apoio de simpatizantes para se esconder.

Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!