Brasileiros já pagaram R$ 1 trilhão em tributos até o momento, aponta Impostômetro

Reprodução/Impostômetro

O painel do Impostômetro da Associação Comercial de São Paulo (ACSP) registrou, nessa sexta-feira (16), que os brasileiros já pagaram mais de R$ 1 trilhão em tributos só este ano.

A medição, que teve início em 1º de janeiro de 2017, equivale ao valor total de impostos, taxas e contribuições pagos pela população brasileira até o momento. Em comparação com o ano passado, a marca foi alcançada mais cedo; em 2016, o número foi registrado em 5 de julho.

Alencar Burti, presidente da ACSP, explica que a arrecadação aumenta quando há crescimento econômico e elevação de impostos.

“Já que nossa economia não está crescendo, essa diferença de 19 dias reflete aumentos e correções feitos em impostos e isenções, além da obtenção de receitas extraordinárias como o Refis (parcelamento de débitos tributários). Reflete também a inflação, que, apesar de ter caído, segue em patamar alto”, analisa.

Para Burti, “no segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”.

Alencar Burti lembrou que no alto valor está incluso os impostos federais, estaduais e municipais. “No segundo semestre, espera-se elevação da arrecadação em função da melhora da atividade econômica”, concluiu.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!