Juca Ferreira assume Cultura de BH e diz que ‘agora é trabalho’

Juca Ferreira assinou o termo de posse no Salão Nobre da Prefeitura (Yuran Khan/Bhaz)

O sociólogo Juca Ferreira foi empossado no Salão Nobre da Prefeitura como novo presidente da Fundação Municipal de Cultura, na tarde desta quarta-feira (21). Posteriormente, ele assumirá a secretaria de Cultura, pasta que será reestruturada, já que a proposta foi aceita na votação da reforma administrativa.  Em seu discurso, Juca Ferreira disse estar otimista em seu trabalho à frente da Cultura na Prefeitura de Belo Horizonte. “Agora é trabalho”, disse ele, ao final de sua fala.

O evento teve a presença do governador de Minas Gerais, Fernando Pimentel (PT); do prefeito Alexandre Kalil (PHS); e de diversos vereadores, entre eles Áurea Carolina e Cida Falabela, ambas do PSOL. Representantes de movimentos culturais de Belo Horizonte, e um amigo pessoal de Juca, simbolizando o povo baiano, também estiveram no local .

Após assinar o termo de posse, Juca Ferreira, em pronunciamento, falou das expectativas e, ao utilizar um roteiro durante a fala, disse que era por causa da emoção que estava naquele momento.

Ao agradecer o prefeito da cidade, ele destacou que “as políticas culturais infelizmente estão sendo deixadas de lado no governo federal e em alguns estados. Isso é tão grave quanto a corrupção”, disse o sociólogo.

Aproveitando a presença do governador ele enfatizou que já entrou em contato com Ângelo Oswaldo, secretário de Estado da Cultura, visando firmar parcerias entre estado e município. Em sua fala, Juca afirmou, diversas vezes, a necessidade de realizar a união com todos, pois essa é a característica da cultura.

“A cultura exerce um papel essencial na sociedade, porém muitas vezes ela não é respeitada. Em nosso país ela só será incorporada quando voltarmos a ter a democracia. Cultura é um direito para todos”, afirmou Juca Ferreira que em seguida foi aplaudido pelo público.

Ao pronunciar-se, o prefeito Alexandre Kalil (PHS) agradeceu por Juca ter aceito o convite e enfatizou que ele terá autonomia em colocar em prática o que inventou. “Para quem não sabe, Juca Ferreira é o inventor da cultura social, da inclusão social através da cultura”, disse o prefeito da capital mineira.

Alexandre Kalil ainda destacou que Juca Ferreira passa a fazer parte de uma “equipe de professores que ensinam diariamente ao prefeito iniciante a cuidar da população de BH”.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!