Mia Couto e o ‘tempo das identidades e os espaços da diferença’

Mia Couto é um dos mais renomados escritores moçambicanos contenporâneos

O escritor moçambicano Mia Couto estará, nesta terça-feira (27), no Sesc Palladium para abordar diversos assuntos relacionados a literatura.

O encontro que será mediado pela Prof.ª Rita Chaves, da Universidade de São Paulo (USP), vai abordar diversos temas, dentre eles o lugar da  língua portuguesa; as questões de gênero em Moçambique; a relação entre a ciência e a literatura; o seu lugar entre duas “in-disciplinas”: a biologia e a literatura.

Após o encontro haverá apresentação musical com a cantora moçambicana Lenna Bahule.

Os 700 ingressos que foram disponibilizados para retirada com antecedência podem ser retirados na bilheteria do Sesc Palladium e no site Tudus. No dia do evento serão disponibilizados 400 ingressos para retirada 2h antes.

SOBRE

Antônio Emílio Leite Couto, mais conhecido por Mia Couto, é filho de uma família de emigrantes portugueses, e publicou os seus primeiros poemas no jornal Notícias da Beira, com 14 anos. Iniciava assim o seu percurso literário dentro de uma área específica da literatura – a poesia –, mas posteriormente viria a escrever as suas obras em prosa.

Em 1972 deixou a Beira e foi para Lourenço Marques para estudar medicina. A partir de 1974 enveredou pelo jornalismo, tornando-se, com a independência, repórter e diretor da Agência de Informação de Moçambique (AIM) – de 1976 a 1976; da revista semanal Tempo – de 1979 a 1981 e do jornal Notícias – de 1981 a 1985. Em 1985 abandonou a carreira jornalística.

Mia Couto é um “escritor da terra”, escreve e descreve as próprias raízes do mundo, explorando a própria natureza humana na sua relação umbilical com a terra. A sua linguagem extremamente rica e muito fértil em neologismos, confere-lhe um atributo de singular percepção e interpretação da beleza interna das coisas.

Atualmente é o autor moçambicano mais traduzido e divulgado no exterior e um dos autores estrangeiros mais vendidos em Portugal. As suas obras são traduzidas e publicadas em 24 países.

SERVIÇO

O que? Mia Couto: o tempo das identidades e os espaços da diferença

Quando? 27 de junho, terça-feira, às 20h

Onde? Grande Teatro – Rua Rio de Janeiro, 1046, Centro

Quanto? Entrada gratuita com retirada de ingresso na bilheteria do Sesc Palladium e no site Tudus. No dia do evento serão disponibilizados 400 ingressos para retirada 2h antes. Sujeito a lotação.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!