Táxis começam a circular na pista do MOVE da Cristiano Machado nesta segunda

A partir desta segunda-feira (26) os táxis poderão circular pela pista do MOVE da Avenida Cristiano Machado. A fase de testes terá duração de 90 dias e atende uma reivindicação dos motoristas.

O principal objetivo é proporcionar agilidade durante as viagens. Nesse período serão avaliados os impactos no desempenho dos ônibus do MOVE e na segurança tanto dos pedestres, quanto dos passageiros dos ônibus e dos táxis.

Poderão circular pelas pistas exclusivas da Avenida Cristiano Machado os táxis gerenciados pela BHTrans e municípios conveniados (Contagem, Ibirité, Ribeirão das Neves e Sabará). A circulação será permitida entre o Viaduto Hélio Pelegrino, no bairro São Paulo; e a Rua Jacuí, no bairro da Graça.

Para poder utilizar a pista do MOVE os taxistas precisam estar com passageiros a bordo; precisam trafegar pela pista da direita mantendo os faróis acessos e o eletrovisor ligado; e não podem realizar embarque ou desembarque dos passageiros no decorrer da pista de ônibus.

A circulação está proibida no túnel da Lagoinha, pois a pista é de uso exclusivo do transporte coletivo; nos viadutos de uso exclusivo do transporte coletivo; e nas faixas exclusivas do transporte coletivo, entre o Túnel da Lagoinha e a Avenida do Contorno.

Os táxis só poderão entrar e sair da pista exclusiva pelos acessos de entrada e saída sinalizados. A pista de ônibus da Avenida Cristiano Machado possui equipamentos de fiscalização eletrônica que vão monitorar o respeito aos limites de velocidade nas vias, que é de 60km/h.

Nas pistas do MOVE das avenidas Antônio Carlos e Pedro I a circulação de táxis é realizada de forma definitiva, pois após três meses de testes foi autorizada o compartilhamento da pista exclusiva. Nesse período as avaliações foram positivas.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!