Minas Gerais recebe 54 médicos cubanos que irão trabalhar no estado

Todos os profissionais cubanos em atuação no Brasil têm formação em medicina preventiva (Agência Brasil/Reprodução)

Desembarcaram, nesta segunda-feira (26), no Aeroporto Internacional Tancredo Neves, 54 médicos cubanos que irão recompor o Programa Mais Médicos de Minas Gerais.

No estado, 42 municípios haviam solicitados médicos para preencher o quadro de profissionais que estava em falta.

Segundo Ana Paula Medrado, superintende de Atenção Primária à Saúde da Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG), os profissionais passaram por um período de acolhimento, em Brasília, e receberam capacitação voltada para o Sistema Único de Saúde (SUS).

Os profissionais que irão exercer suas atividades em território mineiro possuem formação em medicina preventiva e estão prontos para atuar nas Unidades Básicas de Saúde.

A médica Dailen Perez está na expectativa do novo desafio profissional, que realizará na cidade de Igarapé, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. Para ela, o “objetivo e desafio é contribuir para uma melhora na qualidade da saúde pública”. Ela ainda disse que os médicos cubanos são muito solidários, e que isso contribui para uma melhor comunicação entre paciente e profissional da saúde.

É aguardada a chegada de mais 22 profissionais na próxima quarta-feira (28), nos aeroportos mais próximos ao municípios onde atuarão. Dessa forma, o total de médicos para compor o quadro do programa chegará a 76 profissionais.

A gestora do município de Conceição das Pedras, Flávia Renata Pereira, destaca que esses profissionais são aguardados com muita expectativa. “Nós já contávamos com uma médica do programa, mas ela precisou retornar a Cuba. Essa profissional vinha fazendo um ótimo trabalho e, hoje, a expectativa é a melhor possível para receber a nova médica que virá para o nosso município”, ressalta.

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!