Nova diretoria do Sindicato dos Jornalistas de Minas toma posse

Nova diretoria do SJPMG tomou posse na última sexta (Charles S.Duarte – SJPMG)

O Sindicato dos Jornalistas Profissionais de Minas Gerais tem nova diretoria, que tomou posse na última sexta-feira. Na presidência, assumiu Alessandra Mello, em substituição a Kerison Lopes. Na mesma solenidade, que reuniu cerca de 500 pessoas, entre jornalistas e convidados, aconteceu a entrega do 10º Prêmio Délio Rocha de Jornalismo de Interesse público aos vencedores em cada categoria. No encontro, foi também lançado o Manifesto Suprapartidário pelas Eleições Diretas Já.

Em seu discurso, Alessandra Mello, exortou os jornalistas a superar o medo e se unirem para enfrentar a crise pela qual passam o Brasil e o jornalismo.  Ela disse que todos os brasileiros hoje estão com medo e que no coração dos jornalistas o medo é ainda maior. “Começou com as mudanças das novas mídias, aumentou com a crise econômica, contaminada pela crise política, e o jornalismo desandou”, analisou Alessandra, citando a deterioração no ambiente das redações, com pressões dos patrões para perda de direitos dos trabalhadores. “Só há uma maneira de combater isso: juntar forças. Só a luta conquista direitos”, enfatizou.

A nova presidenta do Sindicato dos Jornalistas lembrou a ocupação da antiga sede do jornal Hoje em Dia, por jornalistas e movimentos sociais, no dia 1º de junho. O movimento chamou atenção da sociedade para a situação dos trabalhadores demitidos pela empresa em 2016 e resultou num acordo com os antigos proprietários do jornal para pagamento de parte da dívida trabalhista.

“Não podemos desanimar”, enfatizou Alessandra. “As mulheres não podem aceitar o machismo e o assédio nas redações. O jornalismo hoje é majoritariamente feminino, mas as mulheres não estão nos cargos de chefia”, denunciou.

A novo presidente defendeu um jornalismo plural, que expresse a diversidade. “O jornalismo é um pilar da democracia. Não podemos deixar que o Estado brasileiro seja tomado pelo poder econômico e político”. Alessandra reafirmou o compromisso de manter a sede do sindicato aberta para a sociedade. “Na Casa do Jornalista já aconteceu de tudo, de curso de turbante a fundação de partido”, lembrou.

No seu discurso, o ex-presidente, Kerison Lopes, destacou dois momentos de luta sindical fundamentais durante sua gestão: a greve no jornal Estado de Minas e na TV Alterosa e a ocupação da antiga sede do jornal Hoje em Dia. Ele ressaltou que os últimos anos marcaram uma mudança radical na categoria, que passou a se ver como parte da classe trabalhadora. “O Brasil, como diz Mino Carta, e o único país em que os jornalistas chamam o patrão de colega, mas isso está mudando. A duras penas, os jornalistas aprenderam a lição.”

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!