Michel Temer sanciona lei que permite descontos em compras com dinheiro

Lei do desconto em compra com dinheiro foi sancionada por Temer (Marcelo Camargo/Agência ABr)

Uma lei que possibilita descontos para pagamentos feitos em dinheiro foi sancionada pelo presidente Michel Temer na manhã desta segunda-feira (26). A regulamentação tem como base a Medida Provisória (MP) 764/2016. Além de permitir a cobrança diferenciada, a medida tabém possibilita a variação do valor conforme o prazo de pagamento.

Entre as mudanças feitas está a obrigação de o fornecedor de informar, em lugar visível, os descontos oferecidos. O comerciante que não cumprir essa regra estará sujeito a multas previstas no Código de Defesa do Consumidor. Entretanto, vale ressaltar, que a lei não obriga que comerciantes disponibilizem descontos aos clientes.

A diferenciação de preços já estava valendo, uma vez que ela foi apresentada por meio de MP. No entanto, como sofreu alterações durante a tramitação no Legislativo, precisa ser sancionada pela Presidência da República para virar lei.

A MP faz parte de um pacote de medidas macroeconômicas para possibilitar o aumento da produtividade no país. A expectativa é de que a lei estimule a queda do valor médio cobrado pelos produtos. Desta forma, consumidores que não usam o cartão como forma de pagamento não pagariam as taxas dos cartões embutidas nos preços.

Com Agência Brasil

Rafael D'Oliveira[email protected]

Repórter do BHAZ desde janeiro de 2017. Formado em Jornalismo e com mais de cinco anos de experiência em coberturas políticas, econômicas e da editoria de Cidades. Pós-graduando em Poder Legislativo e Políticas Públicas na Escola Legislativa.

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!