Senadores recorrem do pedido de cassação do senador Aécio Neves

Viagens foram realizadas enquanto Aécio era governador de Minas (Antonio Cruz/Agência Brasil)

Recurso contrário ao arquivamento da representação que pede a cassação do mandato do senador afastado Aécio Neves (PSDB-MG) foi protocolado nesta terça-feira (27) no Conselho de Ética do Senado.

A ação foi realizada pelo líder da Rede Sustentabilidade (Rede), senador Randolfe Rodrigues (AP), e contou com a assinatura de outros senadores. Assinaram o documento os senadores João Capiberibe (PSB-AP), José Pimentel (PT-CE), Pedro Chaves (PSC-MS), Lasier Martins (PSD-RS) e Antônio Carlos Valadares (PSB/SE), membros titulares do conselho.

Na última sexta (23), o presidente do Conselho de Ética, senador João Alberto (PMDB-MA), arquivou monocraticamente o pedido de cassação do parlamentar tucano alegando que não havia provas contrárias a ele. Na justificativa, o senador afirmou que “fizeram uma grande armação contra o senador Aécio”.

Segundo informações da secretaria do Conselho de Ética, o senador João Alberto convocará reunião do colegiado com 48 horas de antecedência para a votação do recurso apresentado pela Rede.

Se o plenário rejeitar o recurso, a representação contra Aécio Neves será arquivada definitivamente. Caso os membros do colegiado aprovem o pedido, a representação será admitida automaticamente e o presidente deverá notificar o tucano para apresentar defesa prévia no prazo de dez dias úteis.

Da Agência Brasil 

 

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!