Michel Temer diz que denúncia de Janot é uma ‘ficção’ que ataca sua dignidade

Temer é o primeiro presidente denunciado no exercício do mandato. (Antonio Cruz/Agência Brasil)

O presidente Michel Temer (PMDB), em pronunciamento na tarde desta terça-feira (27), rebateu a denúncia apresentada pelo procurador geral da República, Rodrigo Janot, ao Supremo Tribunal Federal (STF).

Acompanhado de deputados, senadores e ministros, o presidente pronunciou-se, no Palácio do Planalto, com 40 minutos de atraso em relação ao previsto.

Para o presidente, a denúncia não passa de uma ficção criada por fatores “políticos”. Ele disse ainda que uma trama de novela foi feita e sua dignidade pessoal está sendo atacada através de injúrias.

“Fui denunciado por corrupção passiva sem jamais ter recebido valores. Nunca vi o dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos. Afinal, onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem”.

Segundo Michel Temer, o Código Penal foi reinventado e criada uma nova categoria: a denúncia por ilação.

Rodrigo Janot denunciou o presidente Michel Temer, nessa segunda-feira (26), ao STF pelo crime de corrupção passiva. A acusação está baseada nas investigações iniciadas a partir do acordo de delação premiada da JBS. Esta é a primeira vez que um presidente no exercício do mandato é denunciado ao STF por corrupção.

Sobre a gravação da conversa que teve com o empresário Joesley Batista, no Palácio do Jaburu, Temer afirmou que a gravação é uma prova ilícita e não pode ser aceita pela Justiça.

A denúncia de Janot foi enviada ao ministro Edson Fachin, relator da investigação envolvendo o presidente, e só poderá ser analisada pelo Supremo após a aceitação de 342 deputados federais, o equivalente a dois terços do número de deputados da Câmara.

O advogado de Temer, Antônio Cláudio Mariz, afirmou que presidente é inocente das acusações de prática de corrupção.

No pronunciamento, Michel Temer disse estar honrado por estar exercendo o cargo de presidente da República, ainda mais pelo fato de o país estar se reestruturando. Ele ainda afirmou que a aprovação das reformas, como a trabalhista e a previdenciária, será de extrema importância para a continuidade do crescimento do país.

Da Redação, com Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!