Uber de Ônibus inicia cadastro para viagens inaugurais em julho; faça sua reserva

As rotas iniciais serão de Viçosa para Ipatinga, Belo Horizonte para Ipatinga e Belo Horizonte para Viçosa (Reprodução/Buser + Agência Brasil)

Buser é um aplicativo de desenvolvedores brasileiros para oferecer preços mais em conta para viagens intermunicipais. A ferramenta funcionará de forma similar ao Uber, Cabify ou 99taxi, só que destinada a viagens de ônibus. O lançamento está previsto para o dia 7 de julho.

A partir de agora, o passageiro interessado em viajar com a Buser poderá fazer seu cadastro pelo site. Basta preencher o cadastro no final da página e informar o nome completo, e-mail, identidade, data de nascimento celular e viagem de interesse para reservar sua vaga.

Preços e horários

As primeiras viagens serão realizadas com ida no dia 7 de julho (sexta-feira) e volta para o dia 9 de julho (domingo). As rotas serão de Belo Horizonte para Ipatinga e Belo Horizonte para Viçosa. O pontos de embarque serão no Minas Shopping, em BH; Shopping do Vale, em Ipatinga e Portão Principal da UFV, em Viçosa.

O preço por passageiro dependerá da ocupação do ônibus fretado, de acordo com as médias abaixo:

  • BH – Ipatinga – Ida: Sexta-feira (7), às 19h30 – Volta: Domingo (9), às 18h

Abaixo de 60% – A viagem não será confirmada
Entre 60 e 80% – Aprox. R$ 50 por pessoa por trecho
Entre 80 e 90% – Aprox. R$ 35 por pessoa por trecho
100% – R$ 29,90 por pessoa por trecho

  • BH – Viçosa – Ida: Sexta-feira (7), às 19h – Volta: Domingo (9), às 18h

Abaixo de 60% – A viagem não será confirmada
Entre 60 e 80% – Aprox. R$ 60 por pessoa por trecho
Entre 80 e 90% – Aprox. R$ 45 por pessoa por trecho
100% – R$ 39,90 por pessoa por trecho

A Buser ainda informa que a viagem só será cobrada após a confirmação. O pagamento poderá ser feito antes do dia marcado ou no momento do embarque, com cartão ou dinheiro. Ambas as viagens serão feitas em ônibus executivos de alto padrão.

Segurança

Para o controle da velocidade dos motoristas dos ônibus do Buser, a empresa contará com uma tecnologia que faz um monitoramento em tempo real. A partir da autorização dos passageiros no aplicativo, um sistemas de GPS dos celulares fará o controle da velocidade dos veículos, que não deverá passar dos 85 quilômetros por hora (a máxima em território nacional é de 90 quilômetros por hora).

O aplicativo também integrará o sistema aos mapas do Google para identificar trechos em que a velocidade de segurança é ainda menor que essa, para existir controle também nesses casos.

As empresas parceiras do Buser que excederem esse limite estarão sujeitas a pagamento de multas previstas em contrato. “Dessa forma, queremos garantir a segurança dos passageiros, já que a alta velocidade, pode causar acidentes”, conta Marcelo Vasconcelos, co-fundador da Buser.

Se houver excessos de velocidade, a infração será reportada aos órgãos reguladores e caso volte a se repetir, os motoristas reincidentes serão banidos da plataforma. E em uma nova reincidência, a empresa parceira sofrerá o banimento da ferramenta.

Novas rotas

Após o período de adaptação, outras rotas serão introduzidas no itinerário do aplicativo. “Primeiramente iniciaremos com essas rotas, por serem as de maior demanda. O objetivo é ampliar para outras localidades pedidas pelos usuários”, comenta Vasconcelos. Quem quiser sugerir alguma rota, basta se cadastrar no site e enviar uma proposta.

Além das rotas inaugurais, o Buser fará a implantação de novas rotas no decorrer das semanas após o lançamento do aplicativo.

Rotas a serem implantadas:

  • Belo Horizonte – Governador Valadares por R$ 44,90
  • Belo Horizonte – Montes Claros por R$ 54,90
  • Belo Horizonte – São Paulo por R$ 69,90
  • Ipatinga – Vitória por R$ 54,90
  • Juiz de Fora – Belo Horizonte por R$ 34,90
  • Juiz de Fora – Ipatinga por R$ 54,90
  • São Paulo – Ribeirão Preto por R$ 49,90
  • São Paulo – Rio de Janeiro por R$ 59,90
  • Rio de Janeiro – Belo Horizonte por R$ 69,90

Como funciona?

A Buser conecta viajantes interessados em uma mesma rota com empresas de fretamento executivo. Com isso gera-se economia para os passageiros e se reduz a ociosidade dos veículos das empresas parceiras.

Buser
Divulgação/Buser
Buser
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Vitor Fernandes[email protected]

Sub-editor, no BHAZ desde fevereiro de 2017. Jornalista graduado pela PUC Minas, com experiência em redações de veículos de comunicação. Trabalhou na gestão de redes do interior da Rede Minas e na parte esportiva do Portal UOL. Com reportagens vencedoras nos prêmios CDL (2018, 2019, 2020 e 2022), Sindibel (2019), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

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