Ligações para o CVV serão gratuitas e novo número é criado

Migração para o novo número acontecerá em um prazo de seis meses (Divulgação/CVV)

Um importante passo para a prevenção ao suicídio foi dado, nesta terça-feira (27), pela Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) ao autorizar a ligação gratuita para o Centro de Valorização da Vida (CVV).

As ligações, que são realizadas para o número 141, passarão a ser feitas pelo 188. A alteração acontecerá em um prazo de seis meses. A organização, voluntariamente, presta serviços de apoio emocional e previne o suicídio.

Atualmente, uma chamada para o 141 custa, em média, R$ 0,07 de um telefone fixo e R$ 0,70 de um móvel por minuto. O número substituirá o 141 em todos os municípios onde o serviço de prevenção ao suicídio é prestado.

Após a alteração do número, o 141 ainda receberá ligações; porém, a pessoa ouvirá uma mensagem de alerta sobre a discagem para o 188, que será chamado de Linha da Vida.

O novo número foi definido após demanda da Coordenação Geral de Saúde Mental, Álcool e Outras Drogas do Ministério da Saúde. A coordenação contatou a Anatel em busca de um número de utilidade pública de emergência para o suporte à política de redução dos índices de suicídio.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), cerca de 1 milhão de pessoas morrem todos os anos vítimas de suicídio no mundo, sendo que essa é uma das três principais causas de morte de pessoas na faixa de 15 a 44 anos.

Da Agência Brasil

Vitor Fórneas[email protected]

Repórter do BHAZ de maio de 2017 a dezembro de 2021. Jornalista graduado pelo UniBH (Centro Universitário de Belo Horizonte) e com atuação focada nas editorias de Cidades e Política. Teve reportagens agraciadas nos prêmios CDL (2018, 2019 e 2020), Sebrae (2021) e Claudio Weber Abramo de Jornalismo de Dados (2021).

SIGA O BHAZ NO INSTAGRAM!

O BHAZ está com uma conta nova no Instagram.

Vem seguir a gente e saber tudo o que rola em BH!